Unilever e Alibaba lançam sistema de reciclagem alimentado por Inteligência Artificial

A Unilever se uniu à gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba para levar máquinas de reciclagem acionadas por Inteligência Artificial (IA), que separam resíduos de embalagens plásticas, para lojas em toda a China. A parceria vai incentivar os consumidores a usar as máquinas por meio de um sistema de cupons de recompensa. A expectativa das empresas é que o programa recicle 500 toneladas de plástico por ano.

A colaboração marca o início de uma nova campanha chamada “Waste Free World”, que constitui um esforço para reduzir o uso de plástico. Durante 2021, 500 máquinas serão instaladas nos mercados, principalmente nas áreas de Xangai e Hangzhou.

A Unilever afirma que a iniciativa é a primeira do tipo que permite a reciclagem “bottle-to-bottle”. Após a coleta, as embalagens seguem diretamente para os centros de reciclagem da companhia.

“Acreditamos que a campanha Waste Free World se tornará o ‘motor verde’ da economia circular para embalagens plásticas na China”, diz Rohit Jawa, vice-presidente executivo da Unilever para o Norte da Ásia. As máquinas de classificação de plástico AI serão instaladas em 500 lojas chinesas ao longo de 2021.

Jawa enfatiza que a indústria na Ásia tem um papel importante a desempenhar na condução dos compromissos de sustentabilidade ambiental global da empresa. “O plástico tem o seu lugar, mas não deve causar poluição ambiental. Em 2025, faremos uma redução absoluta de 100 mil toneladas no uso de plástico e promoveremos o uso de plástico reciclável, de modo que possamos reduzir pela metade a quantidade de plástico virgem que usamos nas embalagens e ajudar a coletar e processar mais embalagens de plástico do que vendemos ”, explica o executivo.

Tecnologia de reciclagem por IA

As máquinas, desenvolvidas em conjunto pela equipe de tecnologia de embalagem da Unilever e do Sistema Operacional de Negócios da Alibaba, operam como parte de um processo passo a passo (veja no vídeo abaixo, com legendas em inglês).

Os clientes digitalizam os códigos QR das garrafas de plástico e a tecnologia de IA reconhece o tipo de garrafa e classifica-o de acordo com o material. Os resíduos então são separados por tipo de plástico e encaminhados rapidamente para centros de reciclagem. Os grânulos de plástico reciclado das garrafas são então aplicados nas embalagens dos futuros produtos da Unilever antes de voltar às prateleiras das lojas.

Existem atualmente 20 dessas máquinas de reciclagem instaladas em escritórios e espaços comunitários em Xangai e Hangzhou.

As empresas não divulgarão detalhes financeiros do projeto no momento.

A Unilever afirma que reciclará 500 toneladas de plástico anualmente por meio do esquema e incentivará hábitos ecológicos.

Incentivos via AliPay

O esquema de retorno das embalagens é impulsionado por um programa de incentivos usando o sistema de carteira eletrônica AliPay, uma plataforma de pagamento usada por mais de 500 milhões de pessoas na China.

Para cada garrafa devolvida às máquinas, os consumidores ganham cupons da Unilever e pontos verdes “Ant Forest” – um projeto chinês para impulsionar a energia verde, recompensando comportamentos sustentáveis.

A Unilever diz esperar que o esquema de incentivos sirva como uma projeto de educação e resulte em melhores práticas pelos consumidores, levando a mudanças mais amplas e duradouras.

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