Drupa e Interpack são canceladas devido à pandemia

Após consulta a expositores e parceiros, a edição de 2021 da Drupa, maior feira mundial de tecnologias de impressão, será cancelada devido ao impacto da pandemia de coronavírus. O próximo evento acontecerá conforme programado de 28 de maio a 7 de junho de 2024. Para manter o ritmo até então, os organizadores realizarão um evento digital de quatro dias intitulado ‘virtual.drupa’, que acontecerá de 20 a 23 de abril de 2021 durante o período de tempo para o qual a drupa foi originalmente programada.

 “A pandemia causou muita incerteza entre expositores e visitantes em termos de participação na drupa 2021. Restrições de viagens e restrições de orçamento agravaram ainda mais a situação na indústria gráfica”, explica Erhard Wienkamp, ​​COO da Messe Düsseldorf, organizadora do evento. “Tomamos essa decisão em consulta com nossos parceiros, que a apoiam inteiramente. Foi precedido por um processo detalhado de consideração das condições atuais e das necessidades da indústria.”

Claus Bolza-Schünemann, presidente da König und Bauer e presidente da drupa, argumenta que “um evento virtual é exatamente o formato certo no tempo atual”. “Participar da Drupa sob os parâmetros usuais era um risco muito grande para muitos expositores, dados os números decrescentes de exportação e faturamento, bem como restrições de viagens significativas, que também afetariam os visitantes. O novo fórum digital é uma plataforma virtual, fornecendo um pilar confiável e uma oportunidade para manter comunicações valiosas dentro da indústria até 2024”, diz ele.

A Messe Düsseldorf também decidiu cancelar a Interpack 2021, feira de embalagens prevista para ocorrer de 25 de fevereiro a 3 de março do ano que vem, devido às restrições relacionadas à Covid 19.

“Fizemos tudo o que pudemos para fazer jus à tremenda importância da Interpack para a indústria de processamento e embalagem, mesmo durante esta pandemia. No final das contas, no entanto, o feedback de nossos expositores mostrou que a incerteza é muito grande”, explica Wolfram N. Diener, CEO da Messe Düsseldorf .

“Em 25 de novembro, o Governo Federal e os estados alemães decidiram implementar medidas mais rígidas na Alemanha e, possivelmente, até mesmo estender essas medidas para o próximo ano. Isso, infelizmente, não dá esperanças de que a situação melhore significativamente nos próximos meses e afetará todos os eventos da Messe Düsseldorf no primeiro trimestre. Estamos agora nos concentrando na próxima edição da Interpack, que acontecerá em maio de 2023 de acordo com o planejado, e que iremos complementar com ofertas online estendidas ”, explica Diener.

A Messe Düsseldorf ofereceu aos expositores inscritos condições especiais de participação e, ao mesmo tempo, concedeu-lhes um direito extraordinário de rescisão para as empresas que não puderam ou não quiseram participar.

COMENTÁRIOS