Covid aumenta corrida por compra segura e conveniência

Por algum tempo, a conveniência tem sido a tendência predominante no setor de alimentos. Escrevendo na Forbes em fevereiro, a analista Natalie Berg resumiu bem: “No varejo hoje, você precisa economizar tempo ou aprimorá-lo”.

Isso é ainda mais verdadeiro agora que o setor está enfrentando outra palavra: Covid-19. Antes do surto, os consumidores com acesso à Internet queriam que as compras fossem “sem atrito” – mais rápido, fácil e sem interações desnecessárias. Agora, diante da necessidade de se distanciar socialmente, eles querem essas mesmas coisas ainda mais – e agora, por favor.

O movimento pré-pandêmico em direção à conveniência foi impulsionado, logicamente, pelas lojas de conveniência, que evoluíram para se tornarem “food on the go” (comida para levar), comparando as ofertas de mercados maiores com itens frescos de alta qualidade, mas ainda vendendo-as em espaços pequenos da vizinhança onde você pode pegar mais facilmente o que precisa e partir.

Já é visível a mudança de escolha dos consumidores por uma compra segura: as vendas das lojas de conveniência dos EUA aumentaram quase 9% em 2018; na China, eles saltaram 19%. Mais de um terço do espaço físico de varejo é agora composto por lojas de conveniência, e os gastos no segmento em todo o mundo devem exceder US $ 48 bilhões em 2024.

Com isso, os mercados e hortifrutis em geral investem em tecnologia que facilita a compra segura. Mas as lojas de conveniência continuam na vanguarda. O AmazonGo se tornou emblemático,  mas outras marcas também estão inovando. O 7-Eleven lançou um serviço de entrega sem contato e está pilotando um conceito de “scan and go”.

No Japão, nada menos que o Ministério da Economia, Comércio e Indústria pediu às lojas de conveniência que implementassem a automação para lidar com a falta de mão-de-obra e tornar as compras seguras e mais agradáveis.

Agora, após o surgimento do Covid-19, se torna mais urgente a necessidade de uma experiência de compra segura, sem atrito e coloca mais pressão nos mercados para automatizar suas cadeias de suprimentos.

Alguns dos avanços mais promissores estão sendo feitas por varejistas orientados para a conveniência, implementando soluções baseadas em identificação por radiofrequência, ou RFID, que podem permitir não apenas compras sem atrito e socialmente distanciadas, mas também enormes eficiências operacionais. Na Avery Dennison, estamos entusiasmados por ajudar a moldar essas transformações digitais, que apontam o caminho para o futuro das compras seguras de supermercado e serviços de alimentação.

Por exemplo, os clientes da Drug Store, sem caixa, da Iris Nova, no bairro de Tribeca, em Nova York, podem entrar, pegar sua bebida favorita Dirty Lemon de uma geladeira, dizer à empresa o que pegaram via texto e seguir em frente. É isso aí, com a experiência de uma compra segura. O pagamento é debitado da conta deles, e o sistema da Iris Nova registra a alteração de estoque.

O segredo é uma pequena etiqueta inteligente RFID da Avery Dennison em cada garrafa, que cria o gêmeo digital da garrafa no sistema de inventário da Iris Nova. Além de validar as vendas, as tags permitem melhor gerenciamento de estoque e conhecimento imediato de onde qualquer item está na cadeia de suprimentos. Eles também permitem o monitoramento automatizado da expiração, dados de vendas mais precisos e experiências baseadas em dispositivos móveis que permitem aos clientes participar de promoções, explorar como a bebida foi feita e descobrir outros produtos Dirty Lemon.

Embora a Covid-19 tenha forçado a Iris Nova a interromper suas operações físicas e se concentrar nos negócios diretos ao consumidor e na compra segura, a empresa ainda planeja instalar seus refrigeradores compatíveis com RFID em outras lojas de varejo e em espaços não comerciais como academias.

COMENTÁRIOS