Actega desenvolve verniz à base d’água que protege papel de gordura e substitui laminação

A Actega, fabricante de revestimentos especiais, tintas, adesivos e compostos vedantes com foco na indústria de embalagem e impressão, anunciou hoje (9/11) o lançamento dos Revestimentos Barreira ACTGreen, uma gama de vernizes barreira à base de água de alta tecnologia e dispersões de elastômeros termoplásticos (TPE) de última geração que representam um enorme passo em direção à sustentabilidade da embalagem.

Com a necessidade de proteger tanto a embalagem quanto os produtos envasados dos efeitos dos óleos, gorduras, água e substâncias externas, os laminados plásticos de polietileno (PE) têm sido tradicionalmente adotados em toda a indústria de embalagens – apesar do processo de reciclagem complexo, dispendioso e cada vez mais auditado que envolve a utilização de tecnologias especializadas para separar o filme plástico do cartão.

Os novos Revestimentos Barreira ACTGreen, contudo, abrangem vernizes barreira e dispersões de TPE (YUNICO) à base de água para revestimento e acoplamento, permitindo que os substratos sejam ampla e facilmente reciclados utilizando práticas padrão. Ao permitir maior eficiência de custos e de tempo em toda a linha de produção e oferecer extrema versatilidade através de uma série de características secundárias, que vão da selagem térmica à resistência ao calor, os novos vernizes proporcionam uma solução eficaz, econômica e sustentável para gráficas e convertedores de embalagens.

Segundo a Actega, os Revestimentos de Barreira ACTGreen proporcionam uma série de benefícios aos clientes. Ao eliminar a necessidade de materiais laminados de PE, os revestimentos simplificam o processo produtivo, proporcionando reduções de custos, e permitem aos convertedores transformar o seu negócio, saindo de um modelo restringido por longos prazos de entrega ou custos de armazenamento do cartão laminado de PE para um sistema de produção “just-in-time”.

O produto é compatível com a impressão offset, flexográfica e por rotogravura.

Dependendo do produto, os revestimentos de barreira da Actega são capazes de proporcionar uma proteção eficaz contra vapor de água, água, óleo e gordura, com efeitos de barreira adicionais contra álcool, líquidos alcalinos e ácidos e produtos lácteos. Além disso, as suas novas dispersões aquosas de TPE com tecnologia YUNICO tornam possível combinar diferentes propriedades dentro de uma única dispersão – por exemplo, propriedades de barreira específicas; efeitos tácteis (por exemplo, liso, macio, sedoso, rugoso); selagem a quente em várias faixas de temperaturas; e ainda reciclagem certificada. Através da composição dos produtos de TPE, a ACTEGA é capaz de ajustar propriedades variáveis e criar soluções personalizadas e únicas para as necessidades de cada cliente e compatíveis com vários substratos, do papel ao alumínio.

COMENTÁRIOS