Grupo Petrópolis produz primeira cerveja com lúpulo brasileiro

O Grupo Petrópolis acaba de lançar a Black Princess Braza Hops, primeira cerveja da empresa produzida com lúpulo brasileiro, plantado na fazenda do Centro Cervejeiro da Serra (espaço do Grupo Petrópolis para estudo e experimento cervejeiro), em Teresópolis (RJ). A bebida é do estilo German Pils, tem corpo leve, cor dourada e espuma densa e intensa. A Braza Hops tem amargor e refrescância na medida certa, o que realça o aroma lupulado da bebida.

O lúpulo utilizado na produção da Braza Hops foi o primeiro do País a obter o termo de conformidade emitido com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o primeiro também a possuir nota fiscal de origem das plantas.

Nascido de uma manifestação botânica espontânea, na região serrana do Rio de Janeiro, o lúpulo foi adicionado na receita da Braza Hops ainda fresco, em flor, para otimizar seu potencial aromático e ressaltar ainda mais as características de frescor.

Entre as cervejarias brasileiras, o Grupo Petrópolis, em parceria com o Viveiro Ninkasi, foi pioneiro no Brasil no cultivo de lúpulo. A plantação começou em 2018 na fazenda do grupo, no Centro Cervejeiro da Serra, com 316 plantas. Foram plantadas 10 espécies para testar a adaptabilidade de cada uma. No primeiro ano, a plantação de lúpulo naturalmente produz pouco, pois as plantas ainda estão se adaptando ao local. Em 2019, o cultivo cresceu e foi semeado um novo campo, desta vez com mais de 7 mil plantas.

Em 2020, terceiro ano de cultivo, a expectativa é obter 800 quilos de lúpulo seco. É o momento em que a planta dá o melhor resultado. São três hectares de lúpulo plantados na fazenda e duas colheitas por ano, em dezembro e março.

Com produção sazonal, o rótulo Braza Hops terá envase limitado de 2 mil unidades de long necks.

COMENTÁRIOS