Garrafa de refrigerante é ferramenta de registro de eleitores nos EUA

A Jones Soda, marca americana de refrigerante artesanal conhecida por seus sabores não convencionais e artes nos rótulos criadas pelos consumidores, está colocando ferramentas de registro eleitoral nas mãos dos consumidores , com rótulos temáticos de votação com códigos QR que levam os cidadãos diretamente a um site de registro.

Conectados por uma ferramenta de registro operada pelo Centro de Participação Eleitoral, instituição apartidária sem fins lucrativos, os rótulos das garrafas de refrigerante permitem que os cidadãos elegíveis se registrem para votar, verifiquem seu status de registro atual e encontrem informações sobre as diretrizes de votação e os prazos de registro estaduais de seus smartphones.

Chegando às prateleiras das lojas nos Estados Unidos esta semana, a edição limitada das etiquetas “Vote 2020” apresenta seis designs diferentes criados por artistas e consumidores em uma tiragem total de 500 000 unidades. Os gráficos do rótulo frontal variam de uma mensagem “Voting Beats Not Voting” (Votar é melhor que não votar) e uma repetição de nove vezes da palavra “Vote” sobreposta a uma imagem da Estátua da Liberdade. Um código QR na parte traseira permite o registro eleitoral online em cerca de dois minutos com uma carteira de motorista ou carteira de identidade estadual.

“O direito de votar é a pedra angular da democracia americana, mas milhões de eleitores qualificados não são registrados nem mesmo em um ano normal, e este ano obviamente não é normal”, disse o CEO da Jones Soda, Jamie Colbourne. “Os números de registro estão em mínimos históricos porque a pandemia fechou muitos sites de registro eleitoral e eventos ao vivo. Criamos nossas garrafas ‘Vote 2020’ para inspirar as pessoas a se registrar e dar-lhes uma maneira de fazer isso sem precisar largar a bebida. Esperamos alcançar nosso grupo principal de consumidores, a Geração Z, que compõe 10% do pool elegível de votos, e causar um impacto real nas vozes que são ouvidas no dia da eleição”, justificou o executivo.

COMENTÁRIOS