Embalagem inteligente ajuda a separar plásticos para reciclagem

Alcançar uma economia circular em embalagens significa mais do que aumentar a quantidade de plástico reciclado e limitar a quantidade de resina virgem utilizada pelos fabricantes de alimentos e bebidas.

Também significa garantir que os resíduos de embalagens de plástico pós-consumo sejam reciclados corretamente. Os sistemas de triagem atuais, no entanto, juntamente com a confusão do consumidor sobre o que é reciclável ou não, atuam como barreiras para isso.

De acordo com a Plastics Recyclers Europe, apenas 42% dos resíduos de embalagens de plástico são reciclados na Europa.

Em um esforço para mudar essas estatísticas, a European Brands Association (AIM) – um grupo de lobby que representa os fabricantes de marcas em todo o bloco – está facilitando um projeto piloto centrado na tecnologia de marca d’água digital.

Mais de 88 empresas fizeram parceria com a AIM na iniciativa, incluindo AbInbev,  Arla Foods, The Coca-Cola Company,Colgate-Palmolive,  Danone, General Mills, Kellogg, The Kraft Heinz Company, Mondelēz International, Nestlé, Tetra Pak e Unilever. Entre fornecedores de insumos e embalagens, fazem parte da aliança empresas como Avery Dennison, All4Labels, Alpla, Amcor, Braskem, Dow, Henkel e Tetra Pak, entre outras.

“É incrível ver tanto entusiasmo em toda a indústria e ser capaz de unir tal conhecimento de toda a cadeia de valor da embalagem, de proprietários de marcas e varejistas a conversores, esquemas de EPR, sistemas de gestão de resíduos, recicladores e muito mais”, diz Michelle Gibbons, diretora Geral do AIM. “A colaboração é o caminho a seguir para atingir os objetivos da economia circular”, ela acrescenta.

As marcas d’água digitais são códigos imperceptíveis e têm o tamanho de um selo postal sobre a superfície das embalagens de bens de consumo. As marcas d’água podem conter uma ampla gama de informações sobre um produto. Isso pode incluir o fabricante, SKU, tipo de plástico usado e composição para objetos multicamadas e se o produto se enquadra na categoria alimentícia ou não alimentícia.

A parceria espera que, quando uma embalagem com marca d’água digital entrar em uma instalação de triagem, ela possa ser detectada e decodificada por uma câmera de alta resolução. A embalagem seria então classificada de acordo com seus atributos e direcionada para o local correto.

“Isso resultaria em fluxos de triagem melhores e mais precisos e, consequentemente, em reciclados de alta qualidade, beneficiando toda a cadeia de valor da embalagem”, observa a AIM.

“Ao lado desse‘ passaporte de reciclagem digital ’, as marcas d’água digitais também têm o potencial de ser usadas em outras áreas, como envolvimento do consumidor, visibilidade da cadeia de suprimentos e operações de varejo”, diz a Associação, em nota.

Marcas d’água digitais foram testadas inicialmente no programa New Plastics Economy, da Ellen MacArthur Foundations. O projeto piloto, lançado recentemente, foi intitulado HolyGrail 2.0, visa atingir escala.

Primeiro, a tecnologia será validada em uma instalação de classificação de teste em escala semi-industrial. Fornecedores de embalagens e tecnologia trabalharão com proprietários de marcas e varejistas para modificar suas embalagens com marcas d’água digitais.

Em seguida, a parceria visa o upscale para testes industriais. Isso envolveria a introdução de embalagens com marca d’água digital de proprietários de marcas e varejistas em mercados de teste nacionais.

“Os três ingredientes principais aqui são inovação, sustentabilidade e o digital, combinados para atingir o objetivo do Acordo Verde (Green Deal) em direção a uma economia limpa, circular e neutra”, afirmou Gibbons, da AIM.

Quatro proprietários de marcas optaram por se juntar ao grupo de liderança do projeto: Nestlé, P&G, Danone e PepsiCo.

Sobre o HolyGrail 2.0, o CEO da PepsiCo Europe, Silviu Popovici, diz que “a separação eficaz de resíduos é uma barreira para uma reciclagem mais ampla de materiais de embalagem na Europa. Esse desafio de toda a indústria só pode ser resolvido trabalhando juntos para uma solução para todo o sistema”. “O desenvolvimento de marcas d’água digitais para embalagens é um excelente exemplo de como a ação coletiva e a tecnologia podem promover uma economia circular”, ele acredita.

COMENTÁRIOS