Grupo Petrópolis inaugura megafábrica de cerveja em MG

O Grupo Petrópolis, dono das marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess e Petra, inaugura nesta sexta-feira (28/8), uma nova fábrica na cidade de Uberaba (MG). A unidade é a maior planta fabril da companhia e a oitava unidade do Grupo, que já conta com cervejarias no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso. A companhia investiu 1,2 bilhão de reais no empreendimento.

A nova fábrica tem 108 mil m² de área construída. Ao todo, são 14 edificações administrativas e 22 industriais.  Segundo o Grupo Petrópolis, a operação deve gerar 800 empregos diretos e até 3 000 indiretos.




Toda cerveja produzida pela fábrica de Uberaba será distribuída para as cidades de Minas Gerais e dará suporte para regiões como Norte e Noroeste de São Paulo, além de Goiás e Distrito Federal.

“Quando começamos a estruturar a planta, no início de 2019, tinhamos 8,1% de market share no estado de Minas Gerais e vimos o local como importante para o desenvolvimento da companhia. Fato que se comprova meses depois já com um market share de 9,5%”, afirma o diretor industrial do Grupo Petrópolis, Marcelo de Sá.

Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade terá capacidade produtiva de 860 milhões de litros de cerveja por ano, a partir de quatro linhas capacitadas para o envase de 256 mil latas/hora e 140 mil garrafas/hora. A expectativa é que a fábrica esteja totalmente em utilização em novembro deste ano.

A unidade de Uberaba conta com tecnologia da alemã Krones. Os equipamentos permitem atingir 3,3 litros de uso de água para cada litro de cerveja, resultado alcançado apenas por cervejarias de alto padrão de produção e referências internacionais. Do total investido na unidade, 60% correspondem aos equipamentos.

Cada linha pode funcionar com 12 funcionários. “Investir em tecnologia é importante a sustentabilidade do negócio, especialmente em um momento atípico”, diz Sá.

Para a inauguração, o Grupo Petrópolis investiu também num programa de gerenciamento de resíduos voltado à Economia Circular, e no Projeto AMA – Área de Mobilização Ambiental, o seu Programa de Educação Ambiental – que será realizado nas escolas, e também permeará ações socioambientais com a comunidade.

COMENTÁRIOS