Coca-Cola substitui plástico por papel em six-packs

A Coca-Cola European Partners (engarrafadora da Coca-Cola na Europa) anunciou na Espanha o lançamento do “CanCollar”, uma solução inovadora de embalagem agrupadora de papel cartão para multipack de latas. O material substitui os anéis de plástico. A ação faz parte da meta da Coca-Cola de remover todo o plástico desnecessário ou difícil de reciclar de seu portfólio. De acordo com a empresa, a medida vai evitar o uso de mais de 18 toneladas de plástico virgem por ano em toda a Europa.

Inicialmente, a Coca-Cola European Partners lançará o novo CanCollar de papel de origem sustentável com certificação PEFC nas Ilhas Baleares em novembro deste ano.

O design da embalagem foi desenvolvido em parceria com a WestRock. A Coca-Cola European Partners investiu 2,6 milhões de euros em sua fábrica em Barcelona para viabilizar a iniciativa. A instalação do equipamento de fabricação da WestRock permitirá que as latas multipack sejam agrupadas de forma sustentável e ecologicamente correta, com um processo que não requer o uso de cola ou adesivos.

Joe Franses, vice-presidente de sustentabilidade da Coca-Cola European Partners, disse que o acordo com a WestRock exemplifica “o compromisso claro para reduzir o plástico em nossas embalagens secundárias. Até o final de 2020, teremos removido mais de 4 000 toneladas de plástico difícil de reciclar de nossas embalagens secundárias na Europa”.

COMENTÁRIOS