Centro de Memória Bunge comemora 26 anos

O Centro de Memória Bunge (CMB) comemora, no dia 31 de agosto de 2020, 26 anos. Criado e coordenado pela Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, ele reúne e preserva mais de 1,5 milhão de itens históricos, entre documentos textuais, iconográficos, tridimensionais e audiovisuais preservados. O CMB narra por meio da trajetória da Bunge no País, a evolução dos costumes e modos de organização da sociedade brasileira, a história do agronegócio, da industrialização e urbanização do Brasil, bem como da propaganda, navegação etc.

Seu acervo já foi utilizado em diversas obras literárias, como no livro “Do Grão ao Pão”, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo, que destaca o ramo de panificação e inclui a história dos moinhos da Bunge no País, pioneiros no setor e responsáveis pela moagem de farinha no início do século XX. Além dele, outros livros como “Salas de Cinema e história urbana de São Paulo (1895-1930)”, de José Inácio de Melo Souza, e “Avenida Industrial: um século de história em Santo André”, da Prefeitura de Santo André, também recorreram ao Centro de Memória Bunge para suas produções.

Para manter viva esta história o Centro de Memória Bunge atua na guarda e preservação, mas também na disseminação de todo esse conhecimento e na utilização dele como ferramenta de gestão.

“Realizamos exposições temáticas, atendimentos a pesquisas, palestras e oficinas, visitas técnicas entre outras atividades totalmente gratuitas para o público, por que nosso objetivo é que todo esse conhecimento do passado possa ser utilizado para a construção de novos aprendizados”, diz Cláudia Buzzette Calais, diretora executiva da Fundação Bunge.

COMENTÁRIOS