Optima desenvolve sistema de cápsulas sustentável

OPTIMA CFL_Stanzen mit Versatz

Trabalhando em conjunto com as empresas Wipf e Säntis Packaging, a Optima desenvolveu um sistema de cápsulas recicláveis para cafés. A cápsula monomaterial tem tampa produzida com filme reciclável e é compatível com as máquinas de envase da Optima.

O projeto foi batizado de “GreenLution” e, segundo os parceiros envolvidos, abrange muito mais do que cápsulas de café recicláveis. “O conceito varia desde a RECY + Cap, da Säntis, que apresenta uma cápsula de material único à base de polipropileno, até o filme de fechamento totalmente reciclável Wicogreenline, da Wipf, com excelentes propriedades de barreira, até ser envasado em um sistema de embalagem com design sustentável da Optima”, explicam Ulrich Burkart e Dominik Broellochs, da Optima. O sistema de embalagem é baseado na máquina de envase de cápsulas Optima CFL e foi adaptado para atender às novas cápsulas. As embalagens fabricadas com polipropileno derivado de resíduos biológicos foram certificadas como recicláveis pelo instituto Cyclos-HTP e pelo provedor de serviços ambientais Interseroh.

O sistema Optima CFL combina alta precisão de enchimento para uma variedade de tipos de café com os requisitos mínimos de espaço, utilização otimizada de filmes, menor consumo de energia e gás com eficiência máxima e uma taxa mínima de rejeição de produção abaixo de 0,05%. “Isso significa que o enchimento pode ser feito da maneira mais sustentável possível”, afirma Burkart. As plantas existentes podem ser adaptadas e otimizadas em termos de produtividade, utilização de material e consumo de energia.

OPTIMA CFL und RECY Cap

COMENTÁRIOS