Novas embalagens de pet food da Adimax têm braile e QR Code

Adimax

A Adimax, fabricante de alimentos para cães e gatos, anuncia que as novas embalagens da linha Fórmula Natural Fresh Meat serão mais acessíveis, com inscrição em braile – sistema de leitura e escrita para pessoas com deficiência visual – e de um QR Code, código que leva o usuário a um site acessível para aplicativos de leitura de tela.

A iniciativa visa dar autonomia e colaborar para a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, objetivo este alinhado com um dos principais programas sociais desenvolvido pela Adimax, as ações do Instituto Magnus. O Instituto é uma instituição sem fins lucrativos e, que ampara pessoas com deficiência visual através do treinamento e doação de cães-guias.

Para o desenvolvimento das embalagens acessíveis foi imprescindível a parceria com a Copobrás, player do setor de embalagens no Brasil. Todo o projeto levou cerca de um ano e meio para chegar ao mercado, considerando estudos, tecnologia e testes até que se atingisse a excelência no resultado final.

“Foram inúmeros desafios, mas tínhamos a convicção de que todo o empenho do time envolvido faria o projeto se concretizar, dando mais autonomia a pessoa com deficiência visual para fazer as próprias escolhas. Sermos os precursores de um trabalho como este no setor de Pet Food nos dá muito orgulho. Afinal, não se trata apenas de mais um projeto, a inclusão do braile é algo que realmente fará diferença na vida das pessoas”, afirma Leonardo Dalmagro, gerente Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens da Adimax.

Segundo Cristina Peruchi Dário, da Engenharia de Produto do Grupo Copobras, a empresa visa buscar e antecipar tendências implementando inovações no mercado junto a grandes parceiros como a Adimax, por meio de pesquisa, inovação e tecnologia. “A inclusão do braile nas embalagens Adimax foi uma inovação que envolveu muita pesquisa, desenvolvimento e testes até chegar ao consumidor final. Uma iniciativa que proporcionará inclusão social, acessibilidade e autonomia a pessoas com deficiência visual. É um projeto que foi construído a muitas mãos, com a dedicação total e contribuição de diversos profissionais do Grupo Copobras e da Adimax”, pontua Cristina.

A previsão é consolidar a aplicação inicialmente na linha de produtos Fórmula Natural Fresh Meat e, em seguida, estender para as demais marcas da empresa.

Os testes de leitura do texto em braile foram realizados em parceria com o Instituto Magnus, para garantir máxima efetividade junto as pessoas com deficiência visual.

Para tornar a iniciativa ainda mais completa, não só o Braile foi adotado, mas também uma tecnologia cada vez mais usada, o QR Code, código 2D que dá acesso a um site totalmente acessível sobre o produto, onde a pessoa com deficiência visual poderá ouvir os dados básicos relacionados ao item em questão, como o nome, composição básica, níveis de garantia e um contato de serviço de atendimento ao consumidor.

Pra realizar a inclusão do Braile, a Adimax contou com a ajuda de Murilo Delgado, deficiente visual e assistente de relacionamento do Instituto Magnus, que ficou responsável por auxiliar na validação do Braile e escolha de como dispor as informações na embalagem. “Como pessoa com deficiência visual e membro do Instituto Magnus, posso falar que é o passo que faltava para a empresa. A Adimax, como fundadora do Instituto que treina cães-guias, se preocupou com seus clientes que possuem deficiência visual e pet em casa, respeitando o direito de acesso à informação”, diz Murilo.

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