Coronavírus impacta a projeção de lançamentos da indústria no primeiro trimestre

image002

Os sintomas da pandemia do novo Coronavírus já são sentidos pela indústria brasileira. O mês de março apresentou uma queda de 16,6% em relação ao mês anterior, segundo o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, calculado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. No momento, vários setores da indústria se esforçam em atender a demanda por abastecimento ou em se adaptar a uma nova realidade, o que os leva a adiar projetos de lançar novos itens. A associação baseia esse indicador nos pedidos de novos códigos de barras para identificar produtos, que são padrão na cadeia de abastecimento.

Essa afirmação se ratifica no acumulado do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial entre abril 2019 e março 2020, quando apresenta queda de 12,5% na intenção da indústria de renovar o portfólio. A mesma tendência é identificada no acumulado do ano – de janeiro 2019 a janeiro 2020 – que aponta queda de 16,3%.

“A intenção de lançamento de produtos para o mês de março já traz reflexos do impacto da pandemia do COVID-19 na economia”, diz Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “As incertezas dos mercados nacional e internacional deixam o empresariado bem cauteloso, decidindo muitas vezes adiar o lançamento de produtos para um momento de maior estabilidade. A associação agrega mais de 58 mil empresas e se esforça neste momento em contribuir para a continuidade dos negócios”, afirma a executiva.

Índice por regiões do País:

image003

COMENTÁRIOS