Mācron: 72 anos de sucesso

Fundação em 1948

No dia 1 de março de 1948 o Sr. Antônio Ferreira e seu filho Aurélio Ferreira iniciaram um sonho. Primeiramente com o nome de Tipografia Itaim e localizada na Rua Joaquim Floriano, São Paulo – SP. Foi assim que tudo começou.

Em 1960 a empresa estreou uma nova Planta Produtiva na Vila Olímpia e focou seus esforços e sua ampla infraestrutura para atender um dos mercados mais exigentes, o farmacêutico, além do mercado cosmético e alimentício.

Hoje, conhecida como Mācron Indústria Gráfica, este sonho conta com 72 anos de história, experiência e Know-How. A empresa já foi reconhecida pelos principais órgãos do setor Gráfico e Farmacêutico, tendo recebido os principais Prêmios do setor, como Prêmio Embanews; Prêmio Grandes Cases de Embalagem; Prêmio Sindusfarma de Qualidade e Prêmio Fernando Pini.

Macron1

Prédio Rua Joaquim Floriano, 1948

Expansão e Crescimento

Ao longo dos anos, a Mācron trabalhou para aprimorar cada vez mais o processo, e o resultado de tanta dedicação fez com que, no final de 2018 a Mācron lançasse o “Projeto Embalar”.

O projeto contou com a expansão da empresa, que passou a ter 17.000m² de área total e 12.000m² de área construída.  Em 2019 se iniciou então a ocupação gradual do novo galpão e a reestruturação das áreas da empresa, visando o futuro e buscando a melhoria contínua.

Com este projeto, que continua em andamento, a empresa poderá melhorar em mais de 50 % a assertividade na administração de insumos, reduzindo custos de logística em 20%.

Além disso, a área de estoque foi aperfeiçoada, proporcionando maior agilidade no processo e melhoria na estrutura. Tudo isso, pensando também em proporcionar maior flexibilidade para os nossos clientes com os produtos acabados.

O projeto Embalar faz com que atualmente a Mācron atenda sua demanda com melhor eficiência fabril e possibilitou a conquista de novos mercados.

Macron capa

Planta produtiva, em São Bernardo do Campo -SP, 2020

Sucessão de Negócio

Desde 2009 a empresa participa do programa PAEX (Parceiros para excelência da FDC, cujo objetivo é a capacitação do corpo de gestão e o planejamento do futuro da empresa.

Em 2020 a empresa se prepara para trazer a quarta geração a sua frente, trazendo Felipe Salles Ferreira, atual Diretor Comercial e sua admiração por novas tecnologias e inovação.

Em 2019 Felipe Salles foi um dos 10 homenageados na Academia Nacional de Farmácia, por se destacar em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo.

Toda esta preparação por trás do processo de sucessão da empresa, marca a preocupação com a perpetuidade e mostra que a Mācron está preparada para a nova década, unindo o melhor da tradição e inovação.

Diretoria

Diretoria da empresa em 2020

Tradição e Qualidade

A Mācron tradicionalmente é reconhecida pela qualidade de deus produtos e leva isso como um de seus valores: “Responsabilidade com a Qualidade e Eficiência”.

O compromisso com a qualidade começou na década de 80, quando os colaboradores da empresa passaram a receber capacitação do sistema GMP 5s.

Em 1990 foi implementado o Sistema de Garantia da Qualidade na empresa e a partir disso, a Mācron não parou de crescer neste quesito.

Em 2001 a Mācron recebeu a certificação ISO9001, em 2006 houve uma reestruturação do fluxo produtivo com os fundamentos de Lean Manufacturing e em 2012 uma parceria com a Gradient System Integration, fez com que a empresa se tornasse a primeira representante dos sistemas de inspeção digital Pixel Proof e Text Proof na América Latina.

Além de representar, a Mācron também utiliza estes sistemas em seus processos, e busca garantindo a qualidade com equipamentos e softwares de última geração.

Todo este compromisso com a qualidade também rendeu reconhecimento, e a Mācron já foi agraciada com 12 troféus do Prêmio Sindusfarma de Qualidade.

Além disso o forte investimento na qualificação de seus colaboradores, mantém sempre o conceito de “melhoria contínua” em seus processos.

Soluções Inteligentes em Embalagens

Oferecer soluções inteligentes em embalagens é a missão da Mācron e para isso se conta com um equipado setor de Desenvolvimento de Embalagens e empresas parceiras.

Por “Soluções Inteligentes” se busca envolver novas tecnologias do meio digital que se unem ao físico e à parte estrutural das embalagens, buscando melhorias e benefícios para os clientes.

Trazer inovação para o mercado farmacêutico é um grande desafio por conta de exigências e legislação, porém isso não impediu a Mācron de se destacar.

Em 2016 a Mācron inovou com detalhes estruturais a embalagem do Trezevit Pediátrico, medicamento produzido pela Inpharma Laboratórios. As inovações estruturais otimizaram o espaço de armazenamento, além de proteger as ampolas do medicamento. Este projeto rendeu à empresa o Primeiro Prêmio Grandes Cases de Embalagem para um produto do segmento farmacêutico.

Outro projeto de destaque, lançado em 2017 foi  a primeira versão do “Medicamento Interativo” que trouxe a solução de Realidade Aumentada aplicada no mercado farmacêutico e veterinário.

Macron3

Modelos de embalagens com Realidade Aumentada

O projeto propôs o uso de realidade aumentada para explicar o uso de medicamentos e como os medicamentos atuam no corpo através de animações, além de outras funcionalidades.

Todo este projeto foi desenvolvido em parceria com a Massfar, licenciada da ZAPPAR e líder no segmento aqui no Brasil.

Já em 2019, a empresa realizou um workshop para lançar o PPS, Pharma Packaging Solution, um cartucho idealizado para mostrar aos clientes o que há de mais inovador em termos de Soluções de Segurança e Rastreabilidade para embalagens.

Macron2

Convidado do Pharma Packaging Solution com o cartucho PPS na mão

 

Sustentabilidade e Programas Sociais

Além de todos os investimentos em processos, tecnologia e inovação a Mācron também tem uma forte política social e ambiental e é reconhecida pelos principais órgãos.

Em questão de sustentabilidade, a Mācron realiza o tratamento adequado de seus resíduos químicos, evitando a poluição do meio ambiente ao descartar materiais. Além disso, com o conceito de Lean Manufacturing implementado, ocorre a revisão constante dos processos para evitar o desperdício e consumir recursos de forma sustentável e responsável.

Falando de recursos, a principal matéria prima da empresa é o papel cartão, um material biodegradável que provém de fontes responsáveis, conforme a certificação FSC.

A empresa também conta com a certificação ISO14001, o que garante que a mesma trabalhe seu desenvolvimento em harmonia com a preservação de recursos naturais e Meio Ambiente.

O final do processo também recebe atenção especial, a transportadora Transmoriá, que atende a empresa, trabalha com uma frota certificada Carbono Neutro, que garante um sistema de compensação entre a quantidade de gás carbônico gerada e o benefício ambiental.

No quesito social, existe um trabalho com o PROAC e PIE, no qual uma parcela do ICMS é destinada à projetos de responsabilidade social de diversas vertentes.

Com isso a Mācron já apoiou projetos como CIDADE DO VOLEI V que visou o incentivo da formação desportiva de crianças e adolescentes no vôlei Feminino em São Bernardo do Campo.

Outro projeto de destaque é o Balé dos Cegos, em São Paulo. Este projeto possibilitou 10 apresentações da companhia, formada por cegos e videntes, em CEUS, hospitais, orfanatos e entre outros.

Não Basta só imprimir, tem que impressionar

Em 72 anos de história, a Mācron mostra que se destaca em diversos quesitos, buscando sempre surpreender e seguindo seu Slogan: Não basta só imprimir, tem que impressionar.

Macron logo

COMENTÁRIOS