Colgate-Palmolive desenvolve primeiro tubo reciclável para pasta de dente

Tubo Colgate

A Colgate-Palmolive apresentou o primeiro tubo de pasta de dentes reconhecido como reciclável pela Association of Plastic Recyclers (Associação dos Recicladores de Plástico) dos Estados Unidos. A primeira marca da companhia a utilizar a nova embalagem é a Tom’s of Maine – creme dental antiplaca e clareador. Todos os cremes dentais da marca já deverão estar nos tubos recicláveis até o final de 2020, quando a Colgate iniciará a transição para as suas outras marcas na Europa e na América do Norte. Até 2025, a companhia concluirá as modificações necessárias nos equipamentos de fabricação de tubos nas suas instalações em todo o mundo.

A Colgate anunciou que está compartilhando sua tecnologia com os concorrentes como parte de sua campanha para transformar uma das formas mais usadas de embalagens de plástico que até agora não podiam ser recicladas. A maioria dos tubos de pasta de dente de hoje é feita de folhas de plástico laminadas em uma fina camada de alumínio. A mistura de materiais torna impossível reciclar através de métodos convencionais.

O tubo reciclável da Colgate é produzido com polietileno de alta densidade (PEAD). O material era considerado rígido demais para a produção de tubos que precisam ser espremidos, mas os engenheiros e pesquisadores da empresa descobriram como combinar diferentes graus e espessuras de laminado de PEAD em um tubo que atende aos padrões de reciclagem, protege o produto e atende às demandas da produção em alta velocidade, mantendo-o confortavelmente flexível.

“A Colgate quer tornar os tubos parte da economia circular, mantendo esse plástico produtivo e eliminando o desperdício”, afirmou Noel Wallace, CEO e presidente da Colgate-Palmolive. “Esse avanço pode fazer uma diferença significativa no mercado hoje, pois testamos novos materiais de embalagem, formatos de produtos e modelos recarregáveis para reduzir o uso de plástico”, continuou o executivo.

“Se conseguirmos padronizar tubos recicláveis entre todas as empresas, todos venceremos. Queremos que todos os tubos de pasta de dente – e eventualmente todos os tipos de tubo – atendam aos mesmos padrões de reciclagem. Podemos nos alinhar a esses padrões comuns de tubos e competir com o que está dentro deles”, concluiu Wallace.

Para obter o reconhecimento da associação dos recicladores, a Colgate teve de demonstrar que o material do tubo poderia ser reutilizado para fazer novas garrafas de plástico. O desenvolvimento do tubo consumiu cinco anos de pesquisas. Agora, a empresa está buscando um reconhecimento semelhante da Plastic Recyclers Europe.

Comentários


menu
menu