Clariant desenvolve novo aditivo para absorção de oxigênio em embalagens PET

Clariant

A Clariant anunciou o lançamento dos novos masterbatches aditivos absorvedores de oxigênio Cesa ProTect, cujo principal mercado-alvo é o das embalagens PET monocamada, embora também possam ser utilizados em outros materiais à base de poliéster. “O PET já é um bom material barreira, mas as aplicações mais sensíveis podem, mesmo assim, sofrer com a entrada de oxigênio”, afirma Antonello Decortes, responsável por inovação global na Clariant. “Isso não é um problema para a água ou para a maioria dos refrigerantes carbonatados, mas os sucos de frutas perdem as suas propriedades vitamínicas e podem mudar de cor, os produtos lácteos podem azedar, as cápsulas de café sofrem perda de sabor e apenas 1 ppm (parte por milhão) de oxigênio pode mudar o sabor e o cheiro da cerveja”, ele explica. Segundo a Clariant, os aditivos Cesa ProTect podem ajudar a prolongar a vida útil desses produtos e ajudar a reduzir o desperdício de alimentos.

Os ingredientes ativos nos novos masterbatches não retardam a entrada de oxigênio através da parede da embalagem PET, mas agem como captadores de oxigénio, absorvendo as moléculas de O2 à medida que elas entram na embalagem, de forma a que não cheguem a alcançar o conteúdo.

Os aditivos Cesa ProTect são ativados apenas após o processamento, o que significa que as embalagens têm que ser protegidas até à fase de enchimento. Além disso, de acordo coma fabricante, têm dado excelentes resultados quando utilizados em produtos refrigerados, o que significa que também são adequados para a distribuição na cadeia do frio.

“O tempo exato em que o Cesa ProTect pode proteger alimentos e bebidas depende de vários fatores, como a quantidade de aditivo utilizado, o tamanho e o design da embalagem”, diz Decortes. “Ao testar um frasco de 500 mililitros com 23 gramas e uma carga de 3,6% de Cesa ProTect, os níveis de oxigênio foram mantidos abaixo de 1 ppm durante 588 dias ou mais de 18 meses”, ressalta Decortes. “Já uma garrafa de PET não tratada manteve níveis abaixo de 1 ppm por apenas 22 dias. Mesmo com uma carga de 2%, os masterbatches Cesa ProTect foram considerados eficazes durante 266 dias”, ele diz.

COMENTÁRIOS