CBA recebe certificações internacionais da Aluminium Stewardship Initiative

Vista aérea da fábrica da CBA em Alumínio (SP)

Vista aérea da fábrica da CBA em Alumínio (SP)

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) acaba de conquistar as certificações internacionais ASI (Aluminium Stewardship Initiative) nos Padrões de Performance e de Cadeia de Custódia (CoC), relativas às suas diversas instalações no Brasil. As Certificações ASI abrangem as três unidades de bauxita da Companhia, no estado de Minas Gerais, uma refinaria de alumina, salas fornos, produção de anodos, tratamento de resíduos gerados na reforma de fornos, fundição e produtos transformados, bem como o escritório da CBA localizado em São Paulo.

As operações de produtos transformados incluem a produção de chapas e folhas, e também a extrusão de perfis, destinados ao uso em diversos setores, dentre eles o automotivo e o de embalagens.

O Padrão de Performance define princípios e critérios ambientais, sociais e de governança, com o objetivo de abordar questões de sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio. Já o Padrão CoC ASI, complementar ao de Performance, estabelece os requisitos para a criação de uma Cadeia de Custódia para o material que é produzido e processado por meio da cadeia de valor do alumínio em diversos setores.

A implantação do Padrão CoC ASI verifica práticas em etapas sucessivas da cadeia de fornecimento – certificadas sob o Padrão de Performance ASI – para os produtos desenvolvidos por entidades certificadas pela ASI.

O programa de certificação ASI foi concebido por meio de um extenso processo de consulta a inúmeras partes interessadas (stakeholders), sendo a única iniciativa global de sustentabilidade voluntária para a cadeia de valor do alumínio.  A auditoria independente e contratada pela CBA foi realizada pela DNV GL.

“Minhas calorosas felicitações à CBA por sua dupla certificação para esse amplo escopo de operações da cadeia de valor do alumínio, que engloba desde a mineração até os produtos transformados”, afirmou Fiona Solomon, CEO da ASI. A executiva continuou dizendo que “a empresa merece cumprimentos por ser a primeira afiliada e certificada ASI, sediada na América do Sul, que destaca a abordagem global da ASI. Essas certificações permitem à CBA tornar-se o quinto membro verticalmente integrado a produzir alumínio certificado pela ASI, o que é um grandioso impulso ao fornecimento de alumínio produzido de forma responsável para os setores automotivo e de embalagens”.

“A conquista dessa certificação chancela o nosso compromisso com a sustentabilidade e nos remete a uma posição mais competitiva no mercado mundial do alumínio, gerando ainda mais valor a nossos clientes, empregados, fornecedores e comunidades onde estamos presentes “, diz Ricardo Carvalho, CEO da CBA. Para ele, o diferencial da empresa está no número de unidades e tipos de produtos certificados no âmbito dos Padrões de Performance e de Cadeia de Custódia, simultaneamente.

COMENTÁRIOS