Ar da Amazônia, condensado, vira água engarrafada

Amazon Water

O ar da Amazônia, considerado um dos mais puros do mundo, é inspiração e fonte da Ô Amazon Air Water – companhia que produz a primeira água condensada para consumo do planeta, feita a partir da umidade do ar da região. A bebida, que passa por processos de condensação e filtragem até se tornar própria para o consumo humano, é produzida na cidade de Barcelos, que fica às margens do Rio Negro, e é envasada em garrafa da Owens Illinois (O-I).

Idealizada desde 2012, a Ô Amazon Air Water será lançada em dezembro deste ano, com um lote de dez mil unidades totalmente produzidas no Brasil e, posteriormente, exportadas para a comuna de Le Havre, na França, onde será distribuída a diversos mercados ao redor do mundo por meio de e-commerce. O foco nesses países será comercializar a água em hotéis e restaurantes de alto padrão, além de free-shops.

A meta da empresa é que, após o terceiro ano do lançamento, o volume comercializado chegue a seis milhões de unidades, atingindo 12 países, 20 cidades e 200 pontos de venda na Europa. A decisão pelo continente europeu é estratégica, pois a região possui um mercado de águas premium já amadurecido, com consumidores que conhecem e têm o hábito de investir em bebidas únicas, com proposta sustentável e inovadora. Embora não vá estar imediatamente disponível no Brasil, o cliente brasileiro poderá comprar o produto por meio do e-commerce da marca. O preço sugerido é de 67 euros por garrafa.

“Surgiram muitos desafios quando começamos a empreender um projeto tão inovador no interior da Amazônia. Nossa missão é manter sempre o cuidado com as comunidades locais e o meio-ambiente, causando o menor impacto possível, o que inclui a escolha por garrafas de vidro, que são 100% recicláveis”, diz Cal Junior, um dos fundadores e presidente da Ô Amazon Air Water.

A embalagem idealizada pela Owens Illinois faz parte da linha Covet Classics. O design da garrafa foi fundamental para exprimir a exclusividade e singularidade do produto para que ele converse diretamente com o consumidor que já conhece o mercado de águas finas. “Como produtora de garrafas de vidro, acreditamos que apoiar esse projeto é uma ação que converge com o DNA da O-I e com a nossa proposta de estar ao lado de causas inovadoras, que pensem no meio-ambiente e deem suporte à sociedade ao seu redor. Queremos continuar sendo parceiros nesse caminho”, ressalta Nádia Guimarães, responsável pela linha Covet no Brasil.

O cuidado com a Amazônia está presente não apenas na forma de produzir e comercializar água da umidade do ar – processo que tem impacto zero no meio-ambiente – mas também no cuidado com toda a cadeia de fornecedores e insumos do produto, apresentando um modelo de negócio com ganhos ambientais, sociais e econômicos.

A proposta final é impactar de forma efetiva a vida das pessoas que vivem na região amazônica, especialmente as mais carentes. Para isso, a empresa investe em transformar sua fábrica também em um polo cultural, com museu de história do município, escolas de esportes, música, artes e sustentabilidade para crianças, centro de ressocialização para idosos, entre outras atividades. Todas essas ações serão custeadas pela venda da Ô Amazon Air Water, que terá cerca de 1 euro por garrafa revertido a essa causa, o que deverá movimentar 6 milhões de euros (cerca de R$ 30 milhões) ao ano a partir de 2021.

COMENTÁRIOS