WestRock inaugura megaplanta de papelão ondulado com investimento de US$ 125mi

Westrock aérea

A WestRock inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (3/10), em Porto Feliz (SP), a maior fábrica de embalagens de papelão ondulado no mundo. A capacidade de produção da nova unidade é de 400 milhões de metros quadrados de papelão ondulado por ano. A fábrica ocupa uma área de 230 mil metros quadrados, com área construída de 82 mil metros quadrados. O investimento no empreendimento foi de 125 milhões de dólares. A produção da fábrica da empresa em Valinhos (SP) – antiga Rigesa – foi transferida para Porto Feliz. A produção da nova planta vai atender a demanda da região Sudeste.

A fábrica de Porto Feliz começou a produzir embalagens em fevereiro deste ano, e atualmente opera com 50% da capacidade ocupada. Em cinco anos, o planejamento estratégico prevê que essa taxa esteja em torno de 90%. A unidade conta com duas onduladeiras, a maior delas com 130 metros de comprimento, equipamentos de conversão e nove impressoras, além de uma impressora de alta definição, com a tecnologia HyGraphics, fornecida pela Bobst. Trata-se do primeiro equipamento desse tipo instalado nas América Latina. “HyGraphics será um divisor de águas para o mercado de embalagens no Brasil”, acredita Jairo Lorenzatto, presidente da WestRock no Brasil. “A tecnologia permite a impressão de cores em alta resolução sem reduzir a resistência estrutural das embalagens de papelão. Isso acontece porque a impressão flexográfica é feita antes do processo de ondulação, ainda na bobinade papel, por meio da tecnologia de última geração pré-print. Somente após a impressão do papel inicia-se o processo de produção das folhas  das embalagens de papelão”, explica Sergio Ivancko, gerente de soluções gráficas da WestRock. “Como resultado, além da qualidade fotográfica, com cores mais vivas na impressão, as embalagens com HyGraphics possuem maior resistência por gramatura”, ressalta Ivancko. A impressora de alta resolução imprime em bobinas que serão convertidas em embalagens nas unidades de Porto Feliz e de Pacajus (CE).

A Westrock também está investindo mais 345 milhões de dólares na expansão da fábrica de papel de Três Barras (SC). Entre 2011 e 2021, o total investido pela companhia no país vai superar 1 bilhão de dólares.

Impressora de alta definição para papelão ondulado é a primeira da América Latina

Impressora de alta definição para papelão ondulado é a primeira da América Latina

Caixas de leite impressas no sistema convencional (à esquerda) e em alta definição

Caixas de leite impressas no sistema convencional (à esquerda) e em alta definição

COMENTÁRIOS