Máquina de suco de laranja produz copos com a casca da fruta

Orange2

O estúdio italiano Carlo Ratti Associati criou uma máquina de suco de laranja que usa as cascas das frutas para produzir copos em uma impressora 3D.

A invenção foi desenvolvida para a Eni, uma companhia global de energia. Batizado de Feel the Peel (sinta casca), a máquina é um protótipo de 3,10 metros de altura que deve ser abastecida com 1.500 laranjas.

Orange1O funcionamento parte do pedido de um usuário por um suco. A partir disso, as laranjas deslizam sobre a estrutura circular do equipamento, são cortadas pela metade dentro da máquina e, em seguida, espremidas. Os restos são depositados em um compartimento transparente na parte inferior do aparelho. Dessa forma, os itens são coletados e secos, formando um pó que é misturado com ácido polilático (PLA) para se transformar em bioplástico. O material é então aquecido para formar filamentos, que abastecem a impressora 3D incorporada à máquina (veja o vídeo abaixo).

A produção dos copos, entretanto, não acontece na hora, já que o dissecamento das cascas e a mistura com o PLA são feitos em laboratório.

A máquina ficará em exposição na Feira Universitária de Milão, nos dias 8 e 9 de outubro, depois será exposta em algumas cidades italianas.

COMENTÁRIOS