Aposta no e-commerce

Smurfit Kappa investe no desenvolvimento de embalagens para entregas

Quase 80 bilhões de reais. Isso é o que deve movimentar o canal de e-commerce no Brasil neste ano, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Caso essa previsão venha a se cumprir, o valor representará um avanço de 16%, se comparado com a soma registrada em 2018 pelas lojas online do Brasil. Este deve ser o maior crescimento de vendas para esse canal no período de doze meses desde 2015.

É previsto que o setor alcance um tíquete médio de R$ 301,00, registrando um montante de 265 milhões de pedidos realizados pelos clientes até o final do ano. O número de lojas virtuais pode chegar a 87 mil. Já a participação das micro e pequenas empresas poderá atingir 29%. Os marketplaces deverão ter avanços no faturamento ainda em 2019.

Nos últimos anos, a internet – e mais recentemente os smartphnes – transformou a forma de comprar. Hoje, é natural que o consumidor busque informações sobre um produto ou até mesmo serviços antes de comprar. A ABComm estima um aumento de 33% nas vendas realizadas por meio de smartphones e tablets.

Por meio da mudança de hábito dos clientes, a internet se tornou uma ferramenta essencial para o setor de vendas de diversas empresas. Muitas delas deixaram o espaço físico pelas lojas virtuais. Isso acontece devido às inúmeras vantagens oferecidas para a empresa e à sua marca.

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Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil

Pensando nesse cenário, a Smurfit Kappa, fabricante de embalagens de papel, desenvolveu o eSmart, um serviço exclusivo composto por diversas ferramentas focadas no desenvolvimento estruturado de embalagens destinadas ao comércio eletrônico. A ferramenta aproveita o expertise da empresa a partir do portfólio de embalagens encomendadas e permitindo a análise de 4.000 cadeias de suprimentos, 500 conceitos criados e 8.000 linhas de embalagem instaladas. São 12 áreas analisadas a fim de:

  • Aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos;
  • Agilizar o volume de vendas;
  • Otimizar o espaço vazio;
  • Remover o custo do dano do produto;
  • Melhorar a experiência do consumidor e fidelidade à marca.

Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil, ressalta que há três grandes desafios no desenvolvimento de embalagens para o e-commmerce: como criar eficiência nesse mercado, a complexidade do supply chain e a experiência do consumidor.

“Temos inovação como valor. Trabalhamos para aumentar vendas, reduzir custos totais na cadeia logística e reduzir os riscos da marca e ambientais com nossos desenvolvimentos”, explica Alcalá. “A Smurfit Kappa tem mil desenvolvedores em todo o mundo, que estão conectados através de uma plataforma. Essa ferramenta nos permite trazer soluções de qualquer país para o Brasil, e vice-versa. Podemos pegar o projeto de outro país e imprimir um mockup em poucos minutos aqui”, diz o executivo.

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Embalagem protege ovos durante o transporte e promove experiência de unboxing

Um exemplo recente de embalagem customizada para e-commerce é o do Clube do Ovo, da Granja Mantiqueira, do Rio de Janeiro. Os consumidores podem encomendar online ovos para entrega em domicílio. A Smurfit Kappa criou uma embalagem com um design atrativo, que além de proteger os ovos, oferece uma experiência positiva de “unboxing” aos consumidores.

Com um desenho em forma de maleta, com asas para transporte, a embalagem mantém os ovos frescos e seguros ao longo de toda a cadeia de fornecimento.

Manuel Alcalá lembra que a natureza frágil dos ovos era um fator chave neste projeto. “Optamos por uma abordagem baseada em dados e utilizamos as ferramentas do serviço eSmart para desenhar uma embalagem atrativa e à medida. Revimos todos os aspectos da cadeia de fornecimento da Mantiqueira para nos certificarmos de que todos os produtos eram entregues em perfeitas condições, sem danos nem ruturas. Fabricadas à base de papel, as embalagens que criamos foram otimizadas para o canal de vendas de comércio eletrônico, satisfazendo as necessidades dos utilizadores que procuram entregas ao domicílio mais rápidas e eficazes”, conclui ele.

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