SIG apoia programa que transforma material reciclável em benefícios

soma

Estimular novos hábitos nos cidadãos por meio de um programa de vantagens que oferece alimentos básicos, serviços, cursos para o desenvolvimento de novas habilidades, melhoria da qualificação profissional e até descontos no comércio local em troca de material reciclável. Esta iniciativa é do programa so+ma vantagens que com o apoio da SIG Combibloc, uma das líderes no fornecimento de sistemas e soluções para embalagem asséptica com fábrica em Campo Largo (PR), inaugurou uma nova unidade de recebimento em Curitiba PR no dia 03 de maio. Na ocasião, autoridades municipais e estaduais estiveram presentes para prestigiar e conhecer o projeto que já recebeu quase 6 toneladas de resíduos em apenas quatro meses de funcionamento.

Em linhas gerais, a Casa so+ma funciona como um local onde os cidadãos levam os seus resíduos semi-triados; para cada tipo de resíduo há uma pontuação diferente. Os resíduos são pesados e transformados em pontos que são acumulados no Programa so+ma Vantagens. Esses pontos podem ser trocados por diferentes tipos de recompensas entre eles, cursos de aprimoramento profissional como fotografia, artesanato, negócios, culinária, moda, beleza, confecção de joias a partir da borra de café ou obter ainda, descontos na compra de óculos de grau.

Com o material entregue pelas pessoas cadastradas no primeiro trimestre do ano, já foi possível economizar 12.5 kWh de energia, o suficiente para abastecer 1,5 mil residências por um dia; 53 mil litros de água que garantem o abastecimento diário de 295 pessoas; 70 mil litros de água deixaram de ser contaminados;15 árvores deixaram de ser desflorestadas e cerca de 3,5 mil pessoas tiveram o CO2 emitido compensado.

O investimento da SIG viabilizou a construção de toda a infraestrutura necessária para incubar a cooperativa, envolver a comunidade e adquirir as recompensas para as trocas do programa de fidelidade.

Cláudia Pires, fundadora da Casa so+ma, define: “Queremos estimular a mudança de comportamento e mostrar que as boas atitudes geram oportunidades, como se capacitar por exemplo. Aliado a isso, estimulamos a reciclagem e mostramos que estes é um assunto de todas as pessoas”.

Com esta iniciativa junto à Casa so+ma, a SIG espera contribuir mais fortemente para a mudança de comportamento e ampliação dos índices de reciclagem nas comunidades próximas à Casa so+ma, mostrando que embalagens e outros materiais recicláveis têm valor e não são lixo. O programa também amplia as possibilidades de desenvolvimento socioeconômico dos participantes e se consolida, no cenário nacional, como o único programa de fidelidade (Programa soma Vantagens), gratuito.

“Entendemos que a parceria com a Casa so+ma está alinhada aos objetivos de nossa estratégia global de sustentabilidade, Way Beyond Good. A partir do apoio a esta iniciativa, inicialmente em Curitiba, queremos ampliar os índices de reciclagem de embalagens no Brasil. E sabemos que isso só será possível se mudarmos o comportamento das pessoas. Acreditamos muito que o programa so+ma vantagens possa ajudar nesse processo de conscientização para a mudança dos hábitos da população“, pontua Isabela De Marchi, responsável pela área de sustentabilidade da SIG na América do Sul.

O apoio à Casa so+ma está alinhado à estratégia global de sustentabilidade da SIG, Way Beyond Good que reforça o seu compromisso em ser uma empresa de impacto positivo, ou seja, devolver para a sociedade e para a natureza mais do que recebe.

COMENTÁRIOS