Omo inclui plástico reciclado em todos os seus frascos e convida consumidor a reciclar

 

Omo Reci2

Após 24 anos, em março de 2019 Omo reformulou todo seu portfólio e apresentou Omo Lavagem Perfeita – uma evolução do Omo Multiação –, com um produto superior e que oferece uma série de benefícios sustentáveis. Com a mudança, Omo se torna a primeira marca de cuidados com a casa a incluir plástico reciclado de forma permanente em todos os frascos da linha e dá continuidade às ações que visam tornar a marca cada vez mais sustentável e liderar esse movimento dentro da Unilever Brasil.

Atualmente, por ano, são produzidas mais de 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos, dos quais mais de 10 milhões são de plástico. Desse montante, apenas 13% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados, o que equivale a dizer, por exemplo, que apenas uma a cada dez embalagens volta para a reciclagem, sendo que o potencial é de 50%. Por reconhecer seu impacto na cadeia, a Unilever, além de dar andamento em suas iniciativas sustentáveis, está convocando seus consumidores a participarem junto.

Como parte da estratégia, Omo aposta em uma campanha de convocação à reciclagem e passa a acrescentar em seus rótulos um call to action para as pessoas reciclarem suas embalagens. O site da marca também ganhou espaço com dicas de como reciclar.

“As novidades de OMO estão 100% alinhadas com o plano de sustentabilidade da Unilever e consolida a marca na liderança de ações em prol da reciclagem. Por meio dessas mudanças no portfólio e de outras iniciativas realizadas em anos anteriores, a companhia mostra cada vez mais ao consumidor que as escolhas do dia a dia fazem a diferença na construção de um futuro melhor”, afirma Eduardo Campanella, vice-presidente de Marketing e Cuidados com a casa da Unilever Brasil. “Estamos investindo em tecnologias e inovações para reduzir o impacto ambiental de nossos produtos, porém essa é uma transformação que depende de todos nós, sendo necessário o envolvimento de toda a sociedade no ciclo de reciclagem do plástico para garantir que ele volte para a cadeia”, diz Campanella.

A nova linha Omo Lavagem Perfeita atende às necessidades e novos hábitos dos consumidores que, mesmo com estilos de vida variados, têm em comum o desejo por resultados que aliam praticidade e economia à responsabilidade ambiental. Sua fórmula foi desenvolvida por especialistas para oferecer poder superior de limpeza e traz dez novos benefícios na lavagem, entre eles ser mais sustentável. Isso só é possível pois é livre de fosfato, usa papel de fonte renovável, contém ativos concentrados biodegradáveis e é produzido em fábrica zero resíduos. Outro grande diferencial é o pó ultrafino com tecnologia de rápida dissolução que exige apenas um enxágue e, consequentemente, reduz a quantidade de água utilizada na lavagem. O produto também rende mais, sendo preciso uma quantidade menor para um rendimento equivalente ao anterior. Ainda como parte das suas ações em prol do meio ambiente, Omo acaba de selar uma parceria com a startup Molécoola. Com ela, a marca irá recompensar o consumidor engajado com a sustentabilidade de forma simples, ou seja, quem levar suas embalagens em locais de coleta específicos, ganhará pontos especiais que poderão ser trocados por produtos e benefícios. “Ainda é um projeto piloto, porém acreditamos muito no modelo da Molécoola, que além de bonificar esse consumidor, incentiva o micro-empreendedorismo e traz oportunidade de crescimento de renda para os profissionais que trabalham com reciclagem”, ressalta Campanella.

Omo também conta com outras iniciativas dentro do plano de sustentabilidade da Unilever que prioriza o crescimento do negócio de forma sustentável. Em 2018, por exemplo, a companhia anunciou o lançamento de uma embalagem especial de Omo, feita com plástico reciclado do litoral Brasileiro, e do programa Por Um Planeta Mais Limpo, que por meio de ícones e conteúdo busca informar os consumidores sobre os benefícios mais sustentáveis dos produtos, além de reforçar o compromisso da marca com a questão da reciclagem. Também foi lançado Omo Força da Natureza que, além de conter extrato de planta biodegradável e ser livre de corantes, tem garrafa ecológica de 3 litros feita com uma mistura de plástico reciclado e plástico-verde produzido com cana-de-açúcar.

 

 

 

COMENTÁRIOS