Cade aprova compra da Bemis pela Amcor

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade aprovou nesta quarta-feira (10/4), sem restrições, a aquisição da Bemis Latin America pela Amcor Packaging, anunciada em agosto de 2018.. As empresas atuam nos mercados nacional e internacional de embalagens flexíveis e rígidas para os setores de saúde, alimentação, bens de consumo, entre outros.

De acordo com o conselheiro relator do Cade João Paulo de Resende, a operação não apresenta preocupações concorrenciais no mercado nacional de embalagens plásticas rígidas, pois Amcor e Bemis terão baixa participação conjunta após a fusão. Além disso, existem outros concorrentes capazes de competir de forma efetiva com as empresas nesse setor.

Segundo o relatório, também não foram identificados problemas no mercado de embalagens plásticas flexíveis, com exceção do segmento de bases para embalagem blister (cold-form blister foil – CFF), que é utilizada para remédios. Nesse segmento, foi constatada uma elevada participação de mercado das empresas em um cenário pós operação.

O relator explicou, contudo, que a participação da Amcor no mercado de CFF vem caindo rapidamente nos últimos anos, o que indica que os clientes são capazes de migrar para outros fornecedores.

Além disso, Resende destacou que é provável a entrada tempestiva de produtores nacionais no mercado de CFF, o que poderia mitigar um eventual exercício de poder de mercado por parte das empresas. Segundo informações trazidas aos autos, pelo menos uma empresa nacional já estaria próxima de obter o conhecimento necessário para oferecer o produto e rivalizar com Amcor e Bemis.

O entendimento foi seguido pelo Tribunal do Cade, que aprovou a operação sem restrições.

COMENTÁRIOS