Braskem e Antilhas desenvolvem stand-up pouch monomaterial

SUP Antilhas

A Braskem se uniu à Antilhas Embalagens Flexíveis para desenvolver um stand-up pouch monomaterial. Embalagens monomateriais são produzidas a partir de uma única matéria-prima, e favorecem a reciclagem plástica, pois facilitam o processo de separação dos materiais. A novidade foi apresentada durante a Feiplastic, que acontece nesta semana em São Paulo.

“A transformação da economia linear para a economia circular passa por desenvolvimentos como essa embalagem, que tem todo o seu ciclo produtivo considerado de forma sustentável. Estamos muito satisfeitos em apresentar esta solução ao mercado durante a Feiplastic, demonstrando que a tecnologia é uma grande aliada na criação de produtos que favorecem à reciclagem e se mantém competitivos”, afirma Yuri Tomina, gerente de Desenvolvimento de Mercado de Polietileno da Braskem.

Segundo Tomina, o compromisso da Braskem em prol da economia circular define iniciativas que a companhia adotou para estimular o ciclo sustentável da cadeia plástica, entre elas, está o trabalho com parceiros na concepção de produtos que ampliem a eficiência da reciclagem e o retorno do produto à cadeia.

A embalagem desenvolvida pelas empresas é de puro polietileno, sem laminação, e foi produzida com a tecnologia EB (Electron Beam). O processo inovador de impressão externa por cura com feixe de elétrons foi patenteado com exclusividade pela Antilhas.

Fabio Sant’ana, especialista de Desenvolvimento de Mercado de Polietileno da Braskem, explica que a companhia se uniu a Antilhas Flexíveis para chegar nesta solução. “Feito totalmente à base de polietileno, este produto tem alto índice de reciclabilidade por não possuir mistura de matérias-primas. Dessa forma, sua reciclagem gera uma resina pós-consumo de maior qualidade e, consequentemente, com uma gama maior de possibilidades de aplicação”, explica.

“O processo garante qualidade de impressão superior, com o mesmo brilho de material laminado e possibilidade de acabamentos externos com apelo sensorial. A tecnologia permite ainda benefícios adicionais com um processo que gera a redução de até 50% no consumo de energia elétrica, sem perder a qualidade de cor e brilho do material final, e redução de até 95% dos compostos orgânicos voláteis, fator que reduz a emissão de gases causadores do efeito estufa”, afirma Rodrigo Massini, gerente executivo da Antilhas Flexíveis.

A embalagem stand-up pouch monomaterial já está disponível ao mercado e pode ser utilizada em aplicações nos setores cosmético e alimentício. Os visitantes da Feiplastic podem conferir protótipos do material no estande da Braskem, onde também estão expostos exemplos do produto já produzido a partir da embalagem monomaterial reciclada, com identificação de matéria-prima 100% oriunda de polietileno reciclado.

COMENTÁRIOS