Avery Dennison transforma liner autoadesivo em papel toalha

liner

A multinacional americana Avery Dennison, especializada em materiais para rótulos e comunicação visual, em parceria com a Rever Polpel, desenvolveu um projeto para transformar seus resíduos de liner papel (camada de papel que protege o adesivo dos rótulos antes da aplicação) em polpa celulósica, que é usada como matéria-prima para a produção do papel toalha utilizado em toda a sua planta no Brasil (cerca de 3,8 toneladas de papel toalha por ano).

A iniciativa está integrada a outro projeto desenvolvido localmente pela empresa, para a coleta seletiva de resíduos de sua cadeia de autoadesivos. Nos convertedores – clientes da Avery Dennison, onde os rótulos de produtos são impressos e também nos clientes finais – aquelas indústrias que envasam e rotulam suas embalagens. O chamado Programa Circular está sendo oferecido para garantir que os resíduos gerados nestas produções possam ser coletados, de forma correta, encaminhados à Polpel para reciclagem e tratamento do liner, e envio da polpa celulósica para a Rever Polpel, que posteriormente faz a comercialização dos produtos reciclados, fechando assim, o ciclo da logística reversa.

“Não adianta apenas dar a destinação correta aos resíduos gerados pela empresa e sua cadeia. É preciso reutilizar aquilo que for possível, dar a esse material uma nova utilidade, pensando de forma circular, assim como acontece, naturalmente, em nosso ecossistema”, afirma Cecilia Mazza, líder de Sustentabilidade da Avery Dennison América Latina.

COMENTÁRIOS