App contribui para o descarte de resíduos sólidos

resíduos

Em Fortaleza, uma iniciativa tem ajudado a população a cuidar do meio ambiente. O app DescarteINFO, criado em 2016 pelos alunos do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anderson Tavares Vieira e Cássia Liliane Alves, mostra o local mais próximo para descarte adequado de resíduos sólidos na capital cearense. Desde 2015, o Sebrae é parceiro da Organização das Nações Unidas (ONU) no fomento aos negócios de impacto social e ambiental.

“Sabíamos que havia locais para descarte, mas a informação não chegava até a população, assim surgiu a ideia de desenvolver uma ferramenta que disponibilizasse as informações em único lugar”, diz Cássia Liliane. O aplicativo é gratuito e mostra ao cidadão os pontos de entrega voluntária e locais específicos para reposição de materiais recicláveis. Ele indica, por exemplo, onde depositar corretamente resíduos recicláveis, como embalagens de vidro, embalagens longa vida (Tetra Pak), garrafas de PET, metais, papel, papelão, plásticos, banner de lona, tampinhas de garrafas PET e cápsulas de café; pontos de doações de roupas, móveis velhos, eletrodomésticos e livros; locais de descarte de resíduos perigosos, como óleo e gordura residuais, celulares, cartuchos, eletrônicos, pilha e bateria, lâmpadas e medicamentos; além de outros resíduos, como entulhos de construção e resto de poda. “Acrescentamos as cápsulas de café devido à demanda. Existe um local em Fortaleza que as recebe para fazer mudas de pequenos cactos”, explica Anderson,.

A solução foi bem recebida pela população. Já são 5,6 mil downloads nos dois principais sistemas operacionais para celulares. “Também recebemos vários e-mails com dúvidas e elogios de pessoas que afirmam que agora sabem onde descartar algum tipo de resíduo”, relata Cássia. Em 2016, eles ainda ganharam o prêmio Hacker Cidadão da Prefeitura, de aplicativos para solucionar alguns desafios da cidade. Os planos agora são expandir para mais regiões do Brasil. “Já fechamos uma parceria em São Paulo e em breve disponibilizaremos pontos de coleta de lâmpadas no estado”, revela Anderson. Ele ainda destaca que pretendem ser referência nacional em aplicativos de coleta seletiva.

COMENTÁRIOS