Voith e Ahlstrom-Munksjö assinam acordo para modernização de máquinas em Jacareí

A Voith fornecerá equipamentos novos para a fábrica de papéis especiais da Ahlstrom-Munksjö em Jacareí, no Vale do Paraíba (SP). O grupo finlandês produtor de papéis fez o anúncio de investimentos no Brasil recentemente e conta com o projeto desenvolvido pela multinacional alemã para modernizar as instalações, melhorar a flexibilidade da fábrica e ampliar a capacidade de revestimento e calandragem, elevando o nível de eficiência dos produtos oferecidos.

A modernização fará com que a Ahlstrom-Munksjö atenda a demanda crescente dos clientes da América do Sul por papéis especiais revestidos (couchê L1) de alto valor agregado. Entre os equipamentos fornecidos estão um novo SpeedSizer com secagem da folha via bateria de infravermelhos e sistema guia sem contato, CB-Turn e CB-Float.

Além disso, a Voith fornecerá uma nova Soft Calandra 1×3 rolos, reforma da enroladeira e rebobinadeira, novo QCS – sistema de controle de qualidade (dois novos Voith OnQ Scanners e um ModuleSpeed para controle transversal de aplicação na SpeedSizer), automação, sistema hidráulico, pneumático e novo sistema de tratamento dos refugos (broke system), além de todos os auxiliares para a instalação dos equipamentos.

A tecnologia de ponta embarcada nos equipamentos de medição e controle de qualidade da Voith traz benefícios significativos para a indústria de fabricação de papel, tais como maior precisão das medições das variáveis envolvidas no processo, aumento na velocidade de processamento para correção dos perfis longitudinais e transversais, bem como ampla visualização dos parâmetros de controle para o operador.

Entre outros benefícios, a tecnologia disponibiliza o acesso remoto ao sistema de controle para a detecção e solução de problemas, reduzindo o tempo de atendimento e custos envolvidos no deslocamento de um técnico até a fábrica do cliente.

“Contamos com a experiência do trabalho desenvolvido pela Voith para seguir oferecendo produtos com qualidade, eficiência e acabamento perfeito aos nossos clientes. A modernização é de suma importância para o futuro da empresa, pois proporcionará produtos mais competitivos no mercado”, comenta Valmir Piton, VP Coated Specialties e presidente da Ahlstrom-Munksjö no Brasil.

“A parceria com a Ahlstrom-Munksjö reforça o papel da Voith como fornecedora de tecnologia e mostra que estamos no caminho certo para levar aos nossos clientes o que há de mais moderno e eficiente para o setor”, explica Antônio Lemos, Presidente da Voith Paper Products & Services da América do Sul.

COMENTÁRIOS