Cargill e Triciclo fazem acordo para descarte de embalagens

Retorna-Machine

A Cargill e a Triciclo, empresa que cria e opera soluções para o desenvolvimento sustentável, se uniram para oferecer uma nova opção para o descarte correto de embalagens aos consumidores das marcas Liza, Pomarola e Elefante. Sete máquinas espalhadas por São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo já recebem embalagens cartonadas, de alumínio, de aço e de PET em troca de pontos que podem gerar descontos em conta de luz da Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou Cartão BOM, pontos no programa de fidelidade da livraria Saraiva (SaraivaPlus) e recarga de telefone pré-pago das operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM. Também é possível doar os pontos para instituições filantrópicas auxiliadas pela Triciclo (Projeto Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos).

Segundo Márcio Barela, coordenador de sustentabilidade da Cargill, a ideia do projeto é conscientizar o consumidor sobre o descarte ambientalmente correto de todos os resíduos gerados na alimentação. “Iniciamos essa jornada com o Programa Ação Renove o Meio Ambiente que, com endosso da marca LIZA, resultou em mais de três milhões de litros de óleo de cozinha usado coletados em dez estados brasileiros. Agora vamos expandir para as embalagens não só dos nossos produtos, mas de qualquer marca que nossos consumidores tenham em casa. O importante é que todo material reciclável tenha destino certo”, explica.

Para começar a pontuar e receber os créditos, o consumidor deve fazer o cadastro gratuito na própria Retorna Machine, pelo site www.triciclo.eco.br ou pelo aplicativo Retorna Machine disponível para IOS e Android. Nestes canais também é possível gerenciar a conta e os pontos acumulados, que possuem validade de 180 dias, contados do dia do acúmulo. Depois, basta depositar as embalagens com o código de barras legível na máquina. Cada tipo de resíduo possui uma pontuação e cada conta triciclo pode depositar até 10 embalagens por dia. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições Filantrópicas em igual proporção.

O Projeto Retorna Machine, criado e gerido pela empresa Triciclo, consiste em um meio de logística reversa de embalagens pós-consumo, o qual utiliza máquinas de venda reversa com a finalidade de identificar o depositante e conceder-lhe benefícios sociais. O material coletado é enviado a recicladores e cooperativas, gerando matéria prima, fonte de renda e de emprego.

Onde encontrar as Retorna Machines:

Anhembi Morumbi – Unidade Mooca

Rua Dr. Almeida Lima, 1134 – Mooca

São Paulo/SP – 03164-000

Horário de funcionamento: 6h às 23h

Estação de Metrô República – Linha Amarela

Praça da República, 299 – República

São Paulo/ SP – 01045-001

Horário de funcionamento: 6h às 00h

FMU – Unidade Taguá

Av. Liberdade, 899 – Liberdade

São Paulo/SP – 01503-001

Horário de funcionamento: 6h às 23h

Makro Guarulhos

Rua Carlos Leal Evans, 252 – Jd. Santa Francisca

Guarulhos/SP – 07024-020

Horário de funcionamento: 7h às 22h

Makro São Bernardo do Campo

Rua Frei Damião, 355 – Paulicéia

São Bernardo do Campo/SP – 09695-100

Horário de funcionamento: 7h às 22h

Tenda Atacado Guarapiranga

Av. Guarapiranga, 900 – Vila Socorro

São Paulo/SP – 04762-001

Horário de funcionamento: 7h às 22h

Tenda Atacado São Matheus

Av. Ragueb Chohfi, 1956 – Parque São Lourenço

São Paulo/SP – 08340-001

Horário de funcionamento: 7h às 22h

COMENTÁRIOS