Ahlstrom-Munksjö ampliará portfólio de papéis especiais

O investimento de 21 milhões de euros – o equivalente a mais de R$ 100 milhões –, que a Ahlstrom-Munksjö está realizando em sua fábrica de Jacareí (SP), permitirá fabricar 100% do papel revestido em uma única linha de produção, ampliando a eficiência e a flexibilidade do processo de fabricação de papéis especiais revestidos de alto valor agregado. O projeto, que foi desenhado ao longo de mais de dois anos, também vai preparar a fábrica para operar, futuramente, no modelo da Indústria 4.0, com adição de recursos de automação e utilização de tecnologias como Realidade Aumentada e gerenciamento remoto.

“A reforma da máquina de papel permitirá o lançamento de inúmeros produtos de pelo menos seis famílias diferentes. Quando o projeto estiver implementado, no segundo semestre de 2019, vamos iniciar a produção de papéis especiais revestidos na máquina de papel, que substituirão, paulatinamente, o offset fabricado hoje, e complementarão nosso portfólio de especialidades”, destaca Luis Coelho, diretor de Operações da fábrica da Ahlstrom-Munksjö em Jacareí. Ele conta que, adicionalmente, a Ahlstrom Munksjö está investindo até o fim deste ano, outros 2 milhões de euros em manutenção e sustentabilidade, que resultarão em melhorias na eficiência energética de cerca de 10%.

O projeto da Ahlstrom-Munksjö prevê a substituição do sistema de aplicação da máquina por um equipamento de última geração, além da adequação do sistema de secagem, calandragem e periféricos. “Além de ampliar o nosso portfólio de papéis especiais, estaremos entregando ao mercado produtos mais avançados tecnologicamente, com uma qualidade ainda melhor e em condições mais competitivas, o que nos possibilitará entrar com mais força em determinados segmentos”, detalha Coelho.

Os novos equipamentos permitirão dar maior lisura e brilho ao papel, bem como estabilidade dimensional. “Vamos buscar as melhores características para cada aplicação, pois o projeto foi feito sob medida para as necessidades de cada uma. Teremos assim um diferencial tanto de qualidade quanto de custo e eficiência”, acrescenta o diretor de Operações.

Dentre as linhas que serão beneficiadas, estão papéis para rótulos colados e autoadesivos; release liners; sublimação; etiquetagem; comunicação visual; embalagem flexível e embalagens acopladas.

COMENTÁRIOS