Plastivida lança manual de prevenção contra a perda de pellets plásticos

Pellets

Será lançado na quarta-feira, 15/8, o Manual de Orientações “Pellets Zero”, produzido como parte do convênio entre a Plastivida – Instituto Socioambiental do Plástico e o Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. O trabalho contou com a participação ativa do Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo, que conta com dezesseis signatários entre empresas e instituições com o objetivo conhecer a fundo a questão dos lixos nos mares e promover soluções para esse problema. O objetivo do Manual é auxiliar a cadeia produtiva dos plásticos, empresas transportadoras, operadores logísticos, empresas de atendimento a emergências durante o manuseio, armazenagem e transporte, entre outros, a reduzirem a perda de pellets plásticos no ambiente marinho.

O documento apresenta uma análise detalhada, mapeamento e entendimento dos diferentes processos de eventuais perdas desses materiais no ambiente, considerando toda a cadeia produtiva do País e apresenta uma série de orientações para mitigar a questão. Além do viés ambiental, o manual verifica ser importante considerar que a perda de pellets por parte das empresas gera prejuízos financeiros. O professor e pesquisador Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), um dos responsáveis pela elaboração do Manual, explica não existirem dados oficiais que indiquem o quanto é perdido nas operações de manipulação e transporte desses produtos. “Mas o desenvolvimento de uma metodologia que evite essa perda nas operações de rotina, apesar de não ser percebida em um curto prazo, poderá representar ganhos ambientais e econômicos no longo prazo”, afirma.

O lançamento do Manual vai ocorrer no Congresso de Atuação Responsável da Abiquim, em São Paulo. Informações: https://congressoar.com.br

O documento também estará disponível no site http://www.porummarlimpo.org.br/

São signatários do Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo, além da Plastivida, a Abief, Abiplast, Abiquim, Abrade, Adirplast, Braskem, Dow, Instituto Brasileiro do PVC, Simperj, Simpesc, Simplás, Simplavi, Sindiplast, Sinplast e Sinproquim.

COMENTÁRIOS