Amcor anuncia a compra da Bemis por 5,26 bilhões de dólares

A australiana Amcor anunciou nesta segunda-feira (6/8) a compra da concorrente norte-americana Bemis em uma transação de ações avaliada em 5,26 bilhões de dólares. A fusão das duas empresas criará o líder global em embalagens de consumo.

De acordo com comunicado da Amcor, a compra da Bemis é um esforço para capitalizar as oportunidades de crescimento de embalagens flexíveis na América do Norte e no Brasil. É a maior aquisição na história da empresa, adicionando 4,1 bilhões de dólares à receita da companhia.

“Há um número crescente de oportunidades surgindo para uma empresa líder de embalagens capitalizar as mudanças nas necessidades dos consumidores, um cenário de clientes em evolução e a necessidade de fornecer soluções de embalagem responsáveis que protejam o meio ambiente. Com essa transação, a Amcor terá uma proposta de valor mais forte, com escala, amplitude e recursos para gerar valor a partir dessas oportunidades, para o benefício de nossos acionistas, clientes e funcionários”, afirmou o CEO da Amcor, Ron Delia, no comunicado.

As empresas planejam reduzir as despesas anuais em mais 180 milhões de dólares com a combinação das operações. Fundada em 1858 e com sede em Neenah, Wisconsin (EUA), a Bemis possui 16 000 funcionários em 56 instalações em 12 países.

O foco da Amcor é o mercado de embalagens plásticas, com cerca de 54% das vendas em flexíveis e 29% em rígidos.

Os atuais acionistas da Amcor terão 71% da empresa combinada, enquanto os detentores da Bemis terão os 29% restantes. A nova empresa será listada na Bolsa de Valores de Nova York e na Bolsa de Valores da Austrália. O acordo, sujeito à aprovação dos órgãos reguladores e dos acionistas, deve ser fechado no primeiro trimestre do ano que vem.

COMENTÁRIOS