Ahlstrom-Munksjö investe em papéis especiais para atender mercado sul-americano

A Ahlstrom-Munksjö anunciou investimentos de 21 milhões de euros – o equivalente a mais de 100 milhões de reais – em seu negócio de papéis especiais a fim de melhorar a capacidade e flexibilidade da sua fábrica de Jacareí (SP). Dessa forma, atenderá aos clientes da América do Sul com uma oferta mais ampla, suprindo a demanda por papéis especiais revestidos (couchê L1) de alto valor agregado, que tem sido intensa na região nos últimos anos.

O projeto está previsto para ser concluído no terceiro trimestre de 2019 e expandirá as capacidades para revestimento e calandragem da máquina de papel. Isso permitirá que a Ahlstrom-Munksjö ofereça produtos revestidos on-line mais eficientes e de alta qualidade aos seus clientes, nos segmentos de rótulos autoadesivos, rótulos colados (wet glue), etiquetagem, comunicação visual, embalagem flexível e impressão por sublimação.

A atualização da linha de produção também melhorará a flexibilidade da empresa para oferecer uma gama maior de produtos, correspondendo melhor às necessidades de seus clientes. Além disso, abrirá oportunidades de inovação nas áreas de produtos já existentes e novos. O benefício do investimento inclui um melhor mix de produtos e a maior eficiência de produção.

“O investimento mostra nosso compromisso de longo prazo com o mercado sul-americano e nossa ambição de manter uma posição de liderança em papéis especiais na região. Isso nos permite atender melhor nossos clientes e continuar crescendo com eles, desenvolvendo soluções sustentáveis com base em fibras e de valor agregado”, afirma Daniele Borlatto, vice-presidente executivo da área de negócios Industrial Solutions.

“O projeto representa o passo mais recente na jornada para reforçar nossa posição no Brasil”, diz Valmir Piton, vice-presidente da unidade de Coated Specialties e diretor-presidente da Ahlstrom-Munksjö Brasil (foto).

Em abril, a Ahlstrom-Munksjö assinou o contrato de aquisição da fábrica de papéis especiais que pertencia à MD Papéis, em Caieiras (SP). Após a conclusão do processo de compra, a presença da Ahlstrom-Munksjö no Brasil será composta por três plantas operacionais, todas próximas a São Paulo, empregando mais de 700 pessoas e com receita anual de quase um bilhão de reais.

COMENTÁRIOS