Retorna Machines passam a aceitar latas de aço

 

O projeto Retorna Machine, que utiliza máquinas de venda reversa (as “Retorna Machines”) com a finalidade de identificar o depositante e conceder-lhe benefícios sociais, passa a aceitar latas de aço de tintas, alimentos e bebidas, entre outras.

A empresa Triciclo, responsável pela gestão do projeto, fez parceria com a Prolata Reciclagem para o recebimento das latas.

O Retorna Machine tem a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável e funciona como um programa de fidelidade. Na medida em que o usuário deposita suas embalagens na Retorna Machine, adquire pontos (“pontos triciclo”) que podem ser trocados por dedução em contas de luz da Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou Cartão BOM, recarga de telefone pré-pago móvel, transferência para o programa de fidelidade da livraria Saraiva (SaraivaPlus). Os pontos também podem ser doados para Instituições Filantrópicas como Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos. Cada embalagem de aço equivalerá a 10 pontos triciclo.

Em dois anos de atividade, o Projeto Retorna Machine recolheu aproximadamente dois milhões e meio de embalagens pós-consumo de diversos materiais.

O Prolata Reciclagem é um programa constituído pelos fabricantes de latas de aço do Brasil, coordenado pelas associações sem fins lucrativos Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) e Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta). “A parceria com a Retorna Machine Triciclo vem agregar e impulsionar as atividades do Programa Prolata que atua em três diferentes pilares: cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, centros de recebimento Prolata e pontos de entrega voluntária (PEVs). A destinação através de PEVs é parte de nosso trabalho voltado para facilitar a coleta e a destinação correta das embalagens de aço pós-consumo, que são 100% recicláveis e têm forte demanda no mercado. Acreditamos que as Retorna Machines contribuirão enormemente com o engajamento dos consumidores no descarte adequado das latas de aço pós consumo”, diz Thais Fagury, gerente executiva do Prolata.

“Estamos constantemente trabalhando para expandir nossa operação e levar mais benefícios aos cidadãos. A parceria com o Prolata Reciclagem viabilizará a logística reversa das embalagens de aço, que certamente será de extrema valia para nossos usuários e, principalmente, para nossa sociedade, em termos ambientais”, afirma Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO da Triciclo. O executivo ressalta que a parceria ainda contará com participação da Gerdau, que será responsável pela reciclagem do material de aço coletado, garantindo também a rastreabilidade.

COMENTÁRIOS