DesignOps: Razões para implementar nas empresas

Por Ana Fix*

Ana Fix tem 25 anos de experiência no setor, com passagens por grandes corporações, como Eli Lilly, Merch Sharp & Dohme, Matthews Brand Solutions e Apple. Em 2018 lançou a Fix You Design, empresa especializada em gestão de operação de design de embalagens (DesignOps Management), com foco em Design to Print, que une planejamento e técnica na implementação dos projetos de embalagens. É altamente experiente do ponto de vista do cliente (processos de manufatura, custos e prazos) e focada na integridade da marca. Entre os serviços oferecidos estão produção, harmonização, adaptação e gerenciamento de arte-final, desenho técnico, gestão do projeto e gestão de produção gráfica

Os avanços tecnológicos e, consequentemente, da comunicação, criaram uma série de demandas por parte dos consumidores e trouxeram novos desafios para o universo do design. O cenário propiciou ao setor o surgimento do conceito: DesignOps (ou Design Operations): a aplicação de técnicas e práticas que buscam diminuir o tempo de entrega do produto final, eliminando processos operacionais ineficientes e a aplicação de tecnologias avançadas.

Agências de publicidade, design e brand architecture, assim como departamentos de arte e design de grandes companhias devem acompanhar o avanço do segmento para não ficarem para trás. O empresariado brasileiro tem muitas vantagens ao incorporar o DesignOps em 2018:

1 – Viabilidade entre ideia e produto final

Colocar um produto no mercado tem numerosas fases, que envolvem profissionais com experiências diversas, como Marketing, Engenharia e Assuntos Regulatórios (área que cria os textos de rotulagem). Ao longo do percurso, portanto, é importante que alguém coordene, acompanhe e entenda a amplitude de todo o processo antes que as peças sejam enviadas para a produção e cheguem ao consumidor. É nesse controle que a implantação do conceito se aplica, integrando tarefas e pessoas, para que o produto final compreenda tudo o que foi pensado na outra ponta.

2 – Atenção aos avanços e destaque frente ao mercado

Com as mudanças na indústria, imprescindível que o mercado brasileiro se atualize e transforme a experiência que entrega aos usuários, acompanhando a evolução mundial. O DesignOps tem origem em empresas definidoras da indústria no século XXI, que começaram como tecnológicas e inovadoras startups, e, aos poucos, tem sido incorporado a influentes corporações multinacionais. A tendência é que se estabeleça no design dos produtos.

3 – Reduzir custos

Otimizar processos, minimizar erros e contratar integrantes para a equipe de forma mais precisa refletem no produto final e, por consequência, diminuem custos de produção. Automação de tarefas, compreensão do briefing e o planejamento são elementos-chave na comunicação dentro de um time multidisciplinar que precisa atender a prazos e executar trabalhos complexos com qualidade.

A Fix You Design busca ajudar no processo de implantação desse novo conceito nas empresas brasileiras, atuando no Design2Print com serviços de produção de arte-final de embalagens, prova de cor e acompanhamento gráfico. O trabalho é essencial para que a peça tenha a maior qualidade possível e seja levada sem riscos ao impressor, à manufatura e ao ponto de venda. A empresa também oferece ferramentas avançadas para a criação de desenho técnico, criação, desenvolvimento e gestão de artes, além de possuir equipamentos de ponta para a aprovação de cores.

COMENTÁRIOS