Morre Alexandre Wollner, ícone do design moderno

alexandre-wollner

O designer Alexandre Wollner morreu nesta sexta-feira (4), aos 89 anos em São Paulo. Ele estava internado desde o último dia 1º em decorrência de um AVC no Hospital São Paulo.

O paulistano Wollner, nascido em 16 de setembro de 1928, é considerado o pai do design moderno tendo participado de uma série de entidades importantes no fortalecimento do design. Quando adolescente, estudou no Instituto de Arte Contemporânea do Museu de Arte de São Paulo. Devido ao bom desempenho, conseguiu uma bolsa para estudar na recém-criada Escola da Forma de Ulm (sucessora da Bauhaus). Wollner teve seu estilo influenciado pela arte concreta.

Ao voltar ao Brasil, criou, juntamente com Geraldo de Barros, Ruben Martins e Walter Macedo, a FormInform, escritório pioneiro em design no país. Embora não tivesse o diploma de “designer gráfico” reconhecido, ganhou permissão especial do Ministério da Educação para lecionar em cursos superiores, participando assim, da fundação da primeira escola de design do país, a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro.

Entre os trabalhos mais conhecidos dele estão as primeiras embalagens das Sardinhas Coqueiro, os logotipos da Klabin, da Ultragaz e da Hering, entre outros (abaixo).

O designer deixa a mulher e um filho.

alexandre-wollner coqueiro

alexandre-wolner logos

 

COMENTÁRIOS