ITAL abre inscrições para seminário “Embalagens com Atmosfera Modificada para Alimentos”

ITAL

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) organiza o seminário “Embalagens com Atmosfera Modificada para Alimentos”, através do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA). A programação será realizada entre os dias 16 e 17 de maio, na sede do Instituto, em Campinas (SP).

O objetivo do seminário é discutir o potencial de aplicação de embalagens com atmosfera modificada para conservação e aumento de vida útil dos alimentos. O conteúdo abordado irá tratar dos seguintes temas: fatores que afetam a vida útil dos alimentos, fundamentos da tecnologia de embalagem com atmosfera modificada, atmosfera modificada passiva e ativa, potencial de aplicação para alimentos, parâmetros críticos da tecnologia, equipamentos de acondicionamento, misturas de gases, materiais de embalagem e controle de qualidade.

Segundo o ITAL, o evento será realizado devido à importância do tema no momento atual de valorização de alimentos frescos, minimamente processados e rótulos limpos (clean labels).

Claire Sarantopoulos, pesquisadora do ITAL, diz que as embalagens com atmosfera modificada são amplamente utilizadas na Europa, nos Estados Unidos e em alguns países da América Latina para manter a qualidade e aumentar a durabilidade de alimentos, especialmente os perecíveis. Contudo, no Brasil, ainda se trata de uma tecnologia pouco conhecida e explorada, devido ao desconhecimento das vantagens da tecnologia e dos parâmetros críticos para seu sucesso. “Por isso decidimos reunir as diferentes categorias de empresas envolvidas na implantação dessa tecnologia para apresentarmos ao público conhecimento científico e tecnológico sobre o tema”, completou a pesquisadora.

Mais informações AQUI

 

COMENTÁRIOS