Way Beer lança cerveja com mel de abelha nativa

 

MANDAÇAIA

A cervejaria artesanal paranaense Way Beer, que acaba de completar sete anos, apresenta a cerveja Saison Mandaçaia. A bebida tem como destaque a utilização do mel da Mandaçaia, uma abelha nativa sem ferrão que produz mel mais claro e menos doce do que o das abelhas comuns. A cerveja é envasada em garrafas de vidro verde de 750 mililitros.

“A ideia de criar uma Saison utilizando mel de abelha nativa surgiu quando conhecemos o vice-presidente da Associação dos Meliponicultores de Mandirituba (AMAMEL), Benedito Antônio Uczai, em um evento gastronômico. Benedito e sua esposa Salete Perin são referências no manejo de abelhas nativas no Brasil. O casal está na área de meliponicultura há nove anos, com uma produção caseira de qualidade que extrai os méis de onze espécies nativas diferentes, sempre respeitando e protegendo as espécies que correm risco de extinção”, diz Alessandro Oliveira, mestre cervejeiro da Way Beer.

Além do mel, a Mandaçaia foi refermentada na garrafa por seis meses com levedura Brettanomyces. “O resultado é uma bebida que destaca as características únicas da meliponicultura, apresentando IBU de 23,3 e graduação alcoólica de 7,3%”, completa Alessandro.

COMENTÁRIOS