Krones inaugura oficialmente Laboratório de Inovação

Krones Lab

Equipe do laboratório de inovação da Krones na Alemanha

Um ano após a ocupação dos espaços na TechBase em Regensburg, e após os primeiros projetos realizados com êxito, o Laboratório de Inovação da Krones AG, a matriz da empresa na Alemanha, foi oficialmente inaugurado em 9 de outubro de 2017. A TechBase está localizada ao lado da Universidade e do Instituto Universitário de Tecnologia da Baviera Ocidental, oferecendo espaço para empresas emergentes, laboratórios de investigação e núcleos tecnológicos.

A interligação das instalações entre si e com as instituições universitárias adjacentes oferece vantagens que, desde o início, também foram benéficas para o Laboratório de Inovação da Krones. Os estudantes são uma parte essencial do projeto – eles colaboram como estagiários ou como trabalhadores-estudantes em tarefas práticas, ou as apoiam no âmbito de trabalhos de conclusão de curso.

O Laboratório de Inovação da Krones tem a missão de iniciar projetos com foco na digitalização numa fase muito precoce do processo de inovação, de validar a motivação comercial, bem como efetuar estudos preliminares relativos à viabilidade técnica. Além disso, são utilizados métodos ágeis de desenvolvimento com um forte foco no cliente.

A equipe do laboratório é composta por funcionários da Krones e estudantes com diferentes qualificações técnicas. Atualmente, o time é formado por economistas, profissionais de informação e mídia, engenheiros mecânicos e designers de produtos. Com esta interdisciplinaridade, o Laboratório de Inovação usa as formas de pensar e os métodos das diferentes áreas de especialização, podendo assim analisar e desenvolver os projetos a partir das mais distintas perspectivas.

Diferentes formas de pensar uma empresa, espírito empreendedor e inovação são o motor do Laboratório de Inovação da Krones. Entre as vantagens mais importantes estão autonomia, criatividade, agilidade e velocidade de execução da equipe interdisciplinar. Sem grande tempo de preparação, os funcionários do laboratório se dedicam às mais diferentes temáticas.

A partir de agora, irão trabalhar paralelamente duas equipes em novos projetos inovadores. Cerca de dez trabalhadores-estudantes serão orientados por dois funcionários da área de investigação do Grupo Krones. E também estarão envolvidos dois especialistas técnicos em projetos específicos da empresa.

O trabalho feito até o momento pelo Laboratório de Inovação é reconhecido não apenas internamente, mas também fora da empresa: um estudo realizado na Alemanha analisou e avaliou cerca de 100 das chamadas “Digital Innovation Units”, segundo seis critérios que incluem comando, métodos e rede. O Laboratório de Inovação da Krones revelou um bom desempenho e conseguiu pontuar sobretudo nas categorias de métodos e temáticas.

COMENTÁRIOS