Wheaton Brasil e Instituto Grupo Boticário realizam exposição O Mundo do Perfume

 

foto2Foi inaugurada no último dia 12 a exposição O Mundo do Perfume no Museu Catavento, em São Paulo. O projeto do Instituto Grupo Boticário em parceria com a Wheaton Brasil que resgata a história e cultura do perfume como um dos hábitos mais antigos do homem e exibe a história do vidro e sua importância para as embalagens.

A instalação está repleta de recursos digitais e através dela o visitante fará uma trajetória divertida e curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias.

“É um grande orgulho proporcionar aos visitantes do Museu Catavento uma viagem no universo da perfumaria e do olfato, com experiências sensoriais inovadoras, não apenas para disseminar a cultura, como também para valorizar as pessoas e seus repertórios”, afirma Miguel Krigsner, presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário.

O Mundo do Perfume
Com 100m², a exposição começa com uma viagem pelas origens da manipulação de essências realizadas pelos povos da antiguidade; percorre as transformações culturais dos séculos XX e XXI e sua relação com a perfumaria. Além disso, um perfumista virtual conduzirá o visitante por uma experiência interativa pelo seu laboratório, onde será demonstrado como acontece a extração e composição de um perfume.

foto1Todo o ambiente estimula a sensibilidade do visitante que de modo visual, olfativo e tátil poderá descobrir quais ingredientes compõem cada perfume, além de aprender sobre as famílias olfativas e o cruzamento entre elas.

Na área patrocinada pela Wheaton será possível aprender sobre a fabricação das embalagens de vidro, a história desta prática milenar e a relevância como material para o preservar memórias, perfumes e o meio ambiente. Além disso, os visitantes poderão conhecer alguns frascos da extensa Coleção do Acervo Wheaton.

Sala do Olfato
Já conhecida do público do museu, a sala do olfato foi totalmente reformulada e os seus 70m² foram subdivididos em duas partes. A primeira aborda a biologia do olfato e suas curiosidades por meio de sua principal ferramenta: o nariz. Na outra parte da sala o visitante aprenderá o que é a memória olfativa e poderá testá-la através de projeções e dos dispersores dispostos na sala. As cenas conciliam imagens, texturas e elementos do nosso dia-a-dia, partindo da 1ª perfumista que existiu: a natureza.

foto3Serviço

Exposição O Mundo do Perfume
Local: Museu Catavento
Av Mercúrio, s/n – Pq Dom Pedro II, Brás , São Paulo / SP 03003-060
Arcadas subterrâneas – Entrada pelo jardim interno (O Mundo do Perfume) e Seção Vida (Sala do Olfato)
Horário: das 9h00 às 17h00

Mais informações: www.cataventocultural.org.br

COMENTÁRIOS