Design de embalagens muda mercado de fogos de artifício

BigMax50

O segmento de pirotecnia no Brasil é muito forte. Para se ter uma ideia, Santo Antônio do Monte (MG) é a segunda maior produtora mundial neste segmento. Mesmo com todo essa expressividade, as indústrias passaram décadas sem nenhum investimento em comunicação, marketing ou design.

A Fogos Piromax agora começa a mudar esse cenário. Para isso, a empresa contratou a agência Blue, de Santo Antônio do Monte. Dentre as várias atividades desenvolvidas, como a mudança de marca e a presença digital, destaca-se o redesign de toda linha de embalagens.

“Fizemos um estudo e tudo que se via no mercado era muito igual. Estivemos em pontos de venda especializados, e nas prateleiras não era possível distinguir empresa ‘A’ de ‘B’ pelas embalagens”, constatou Rodrigo Castro, da agência Blue. “Além de muito parecidas, não transmitiam atributos como nobreza, força, segurança, confiabilidade, pontos básicos neste segmento. Não existia sequer o conceito de família de embalagens”, explica Castro.

De acordo com o executivo da Blue, a cada real investido na ação, foram avaliados 9 reais de retorno, apenas no primeiro ano. “Alguns dos produtos do portfólio da Piromax tiverem aumento de 300% em suas vendas”, conclui Rodrigo Castro.

Depois da adequação das embalagens, diversas outras indústrias seguiram o mesmo caminho, e o mercado está voltando seus olhos para a profissionalização.

BigMax

COMENTÁRIOS