Como a Indústria 4.0 pode impactar a vida do consumidor no segmento de A&B

Informe publicitário

Junho14

Além de alterar o modo produtivo como um todo, a “Indústria 4.0” promete revolucionar a relação entre consumidor e produto no segmento de Alimentos&Bebidas. Se antes de sua concepção era a indústria que definia o que ia para a mesa do cliente, os papéis agora se invertem. Com a ampla capacidade de customização, a sociedade passará a ditar os rumos da manufatura.

Para o consumidor, a introdução de novas tecnologias e da automação criará uma interface com a empresa, possibilitando que através de uma conexão com a internet, ele possa escolher vários ingredientes de um produto alimentício, explicitando suas preferências.

“Esse novo modelo produtivo conseguirá antecipar demandas, já que serão os clientes que definirão o que será consumido. Para exemplificar, podemos utilizar como modelo uma massa pronta. O consumidor poderá escolher o formato do macarrão, o molho e até mesmo tirar do prato ingredientes indesejados, como manjericão e alho antes de adquiri-lo”, explica Paulo Roberto dos Santos, consultor da Indústria 4.0.

Além da capacidade de personalização, a Indústria do futuro oferece outras vantagens para os clientes, como a capacidade de intercâmbio com as empresas produtoras. Essa proximidade conseguirá tirar rapidamente do mercado produtos que não foram aceitos ou que não caíram no gosto dos consumidores.

Outro diferencial será a segurança e satisfação do cliente, que poderá, por meio da rastreabilidade, saber a origem do que será consumido. “No caso de um iogurte, por exemplo, será possível saber de onde veio o leite para a sua fabricação e as condições de transporte e armazenamento do produto”, conclui.

 

Indústria 4.0 no Setor de Alimentos e Bebidas

A Fispal Tecnologia, Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, realizada pela Informa Exhibitions, entre os dias 27 e 30 de junho de 2017, das 13h às 20h, no São Paulo Expo, exibirá, pela primeira vez no Brasil, um demonstrador da Indústria 4.0 para o setor. Na ocasião, os visitantes da feira poderão acompanhar uma linha de produção que resultará em um alimento altamente customizado, mostrando todas as tecnologias que serão empregadas na Indústria 4.0. O projeto será realizado em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação e Zorfa Tec Consultoria.

O precursor demonstrador de Manufatura Avançada para a Indústria de Alimentos e Bebidas tem como patrocinadores na categoria Diamante as empresas ABB, OMRON, Perfor e Schneider Eletric; na categoria Ouro Alphaquip, Furnax, Phoenix Contact, Rockwell Automotive, Siemens, Thermo Fisher e TOTVS; na categoria Prata a empresa Multivac e na categoria Bronze Beckhoff, Bonfiglioli, Burkert, Cobra Correntes, Dohler e Sick.

Outra atração da Fispal Tecnologia será Lounge ABRE da Embalagem realizado em conjunto com a Associação Brasileira da Embalagem (ABRE). O local receberá o Circuito ABRE de Palestras, que oferecerá apresentações de associados da Entidade, com participação aberta aos visitantes nos dias da feira, sem a realização de inscrição prévia.

O evento terá ainda o Fórum Fispal Tecnologia, o maior encontro de desenvolvimento e atualização da Indústria de Alimentos e Bebidas, que acontece paralelamente à 33ª edição da Fispal Tecnologia. Grandes profissionais do segmento participarão de palestras, debates e apresentações de cases de sucesso. Representantes da Nissin, Bauducco, Bunge, Nestlé, Cargill, Itambé, Ducoco, KraftHeinz, Coca-Cola e Aurora, entre outras empresas, já estão confirmados na programação, que contará ainda com um espaço dedicado à Indústria 4.0.

Já o Lab de Soluções resolverá os desafios das empresas participantes da feira com a ajuda gratuita de profissionais de diversas áreas tecnológicas do SENAI-SP, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

 

Venha visitar

O maior encontro do setor das indústrias de A&B da América Latina contará com a participação de mais de 440 expositores, que apresentarão novidades, tendências e soluções em máquinas para embalagem, marcação e codificação, embalagens, processos, equipamentos e acessórios, automação e logística.

O credenciamento para os visitantes já está disponível, através de cadastro no site da feira (www.fispaltecnologia.com.br).

 

COMENTÁRIOS