SIG Combibloc lança solução de rastreamento que será exportada para 39 países

Embalagens com o QR Code

A SIG Combibloc, fabricante de sistemas de envase e embalagens cartonadas assépticas para alimentos e bebidas, lança uma solução digital inédita que vai garantir total transparência do processo produtivo e do sistema de garantia de qualidade na indústria de alimentos, além de ações exclusivas de marketing digital.

O projeto começou a ser implementado na Cooperativa Languiru. O leite é acondicionado em embalagens longa vida que possuem QR codes individuais e únicos, impressos no momento do envase. Eles permitem o acompanhamento do processo de qualidade desde a captação da matéria-prima até a industrialização e comercialização do leite em uma única plataforma.

O QR code armazena todo o histórico do produto e do processo produtivo, é possível comprovar as características de qualidade e a origem das matérias primas e embalagens, protegendo de possíveis fraudes, de forma rápida, prática e acessível ao consumidor em qualquer leitor de QR code para smarthphones.

Cada embalagem e cada caixa recebem, no momento do envase, um QR code único. Os pallets são identificados por um código de barra. Esse sistema de controle garante a rastreabilidade desde a fazenda até o ponto de venda. Com isso, os clientes SIG conseguem localizar cada uma de suas embalagens em qualquer ponto da cadeia de valor, seja para a realização de crosscheck de qualidade ou para recalls e isso significa maior proteção para as marcas.

“O lançamento dessa nova plataforma digital é a nossa solução para três mega tendências ditadas pelos consumidores: conectividade – consumidores cada vez mais antenados e querendo receber informações em qualquer lugar a qualquer momento; autenticidade e confiança – por meio de total transparência de informações de qualidade, segurança alimentar e procedimentos para evitar fraudes; e finalmente produtos naturais com certificado de origem e livres de produtos químicos, transgênicos, entre outros”, diz Ricardo Rodriguez, diretor-presidente da SIG Combibloc Américas.

O QR code direciona automaticamente às informações relacionadas ao produto daquela embalagem, sem a necessidade de digitação de qualquer informação adicional. No website estarão disponíveis dados sobre o sistema de qualidade do cliente, o produto e o processo de produção além de uma área de interatividade.

A nova tecnologia, que será exportada para 39 países onde a SIG tem operações, permite o gerenciamento e controle completo das linhas de produção para maximizar a eficiência da planta, reduzir custos operacionais e de investimento por meio de uma ferramenta específica de inteligência de informações, conhecida como Power BI.

Aplicativo proprietário conectado ao sistema MES, foi desenvolvido para rastrear o produto na cadeia de distribuição. Dentro da fábrica, as informações são coletadas por meio de interface com o sistema ERP do cliente, data entries  – tablets e coletores de dados; e o uso da tecnologia RFID para incorporar informações de qualidade das embalagens longa vida.

A plataforma desenvolvida pela SIG é aberta, e, portanto permite conectar equipamentos de diferentes fornecedores. As interfaces são amigáveis tanto para capturar informações, quanto para realizar analises de dados de processos para otimização de eficiências fabris, redução de custos operacionais e de investimento.  Os QR codes são impressos com tinta antifraude, à base de cera.

O primeiro cliente a utilizar esta nova tecnologia é a Cooperativa Languiru, uma das três maiores produtoras de laticínios do Rio Grande do Sul, nas embalagens de sua linha de leite.

Caixas de transporte também recebem o QR Code

COMENTÁRIOS