Conheça os nove pilares para implantação da Indústria 4.0

Informe publicitário

Fispal

A Indústria 4.0, revolução que atingirá o setor produtivo, já está sendo debatida e disseminada no Brasil. A aplicação de novas tecnologias criará equipamentos totalmente automatizados que “conversam” entre si, modernizando o processo produtivo. Como consequência, as empresas utilizarão seus recursos de forma mais eficiente, terão economia nos custos e a capacidade de criar produtos altamente customizáveis. Mas para garantir a sua plena funcionalidade, são necessárias algumas ferramentas estabelecendo, assim, os noves pilares da Indústria 4.0.

O primeiro deles são os robôs autônomos. De acordo com o consultor da Indústria 4.0, Paulo Roberto dos Santos, eles terão papel central garantindo a segurança de todo o processo produtivo. “O trabalho realizado em conjunto pelo homem e por um robô autônomo será livre de riscos, já que ele tem a capacidade de perceber a presença e interação do ser humano, mudando seu comportamento quando a pessoa se afasta”, comenta.

A manufatura aditiva permitirá a criação de uma grande variedade de peças por meio da tecnologia de impressão 3D, que adapta rapidamente qualquer produto adicionando matéria prima sem a necessidade de usar moldes físicos. Sua utilização garantirá maior flexibilidade e capacidade de impressão de geometrias complexas.

A tecnologia da Internet das Coisas é um dos pilares mais importantes da Indústria 4.0. Ao conectar as máquinas a uma rede de computadores, ela possibilita a centralização e a automação total da produção.

Como todos os equipamentos estarão conectados a uma rede, a cyber segurança será primordial. Procedimentos de governança de TI serão extremamente necessários para garantir a existência de uma rede segura. “Trabalhar a governança de TI é muito relevante, assim como os estudos de padrões de segurança que certifiquem determinados equipamentos, como um robô, por exemplo”, avalia o consultor.

Outro pilar é a simulação, que permite que operadores testem e otimizem processos e produtos ainda na fase de concepção, diminuindo os custos e o tempo de criação.

Sem o Big Data Analytics não haverá Indústria 4.0. Seu papel é central ao verificar detalhadamente os números e as estatísticas de uma indústria, para, assim, identificar falhas nos processos, otimizar a qualidade da produção e economizar energia, tornando mais eficiente a utilização de todos recursos.

Os sistemas integrados de TI unificarão uma cadeia de valor automatizada, por meio da digitalização de dados.

Com as fabricas totalmente digitalizadas, a computação na nuvem servirá para armazenar todas as informações em um banco de dados que poderá ser acessado de qualquer lugar do mundo.

A realidade aumentada é o nono e último pilar da Indústria 4.0, que conectará o ambiente real e virtual. Seu desenvolvimento ainda está no estagio inicial, mas estima-se que ela poderá aumentar a eficiência da indústria, principalmente no que diz respeito à manutenção.

Os noves pilares da Indústria 4.0 estarão na Fispal Tecnologia, Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, realizada pela Informa Exhibitions, entre os dias 27 e 30 de junho de 2017, das 13h às 20h, no São Paulo Expo. Essa será a primeira vez que um demonstrador da Indústria 4.0 para o segmento de Alimentos e Bebidas será exibido no país. Realizado em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação e Zorfa Tec Consultoria, o demonstrador  promoverá uma inédita experiência para o visitante: acompanhar uma futurística linha de produção, que entregará um produto customizado.

O pioneiro demonstrador de Manufatura Avançada para a Indústria de Alimentos e Bebidas tem como patrocinadores na categoria Diamante as empresas ABB, OMRON, Perfor e Schneider Eletric; na categoria Ouro Alphaquip, Furnax, Phoenix Contact, Rockwell Automation, Siemens, Thermo Fisher e TOTVS; na categoria Prata a empresa Multivac e na categoria Bronze Beckhoff, Bonfiglioli, Burkert, Cargomax, Cobra Correntes, Dohler, Magnoflux e Sick. Apoiadores Comprint e São Rafael.

 

Para visitar

O maior encontro do setor das indústrias de A&B da América Latina contará com a participação de mais de 440 expositores, que apresentarão novidades, tendências e soluções em máquinas para embalagem, marcação e codificação, embalagens, processos, equipamentos e acessórios, automação e logística.

O credenciamento para os visitantes já está disponível, através de cadastro no site da feira (www.fispaltecnologia.com.br).

COMENTÁRIOS