Toneladas a menos

Hélios trocou preforma de 13,9 gramas por uma de 9,7 gramas. Mudança irá reduzir consumo de plástico

Hélios trocou preforma de 13,9 gramas por uma de 9,7 gramas. Mudança irá reduzir consumo de plástico

O aliviamento de peso de embalagens, para redução de custos e do impacto ambiental da produção, não é uma preocupação exclusiva dos grandes players em bens de consumo. Empresa de águas sediada em Dona Euzébia, na Zona da Mata mineira, a Hélios adotou uma garrafa de PET mais leve com capacidade de 500 mililitros. Graças a uma parceria com a Plastipak, a engarrafadora conseguiu substituir uma preforma de 13,9 gramas por uma de 9,7 gramas.
A troca permitirá à Hélios consumir 200 toneladas a menos de plástico por ano. Esse volume de matéria-prima equivale a mais de 2 milhões de garrafas de água de 500 mililitros. “A otimização da geometria da garrafa e da preforma foram pensadas integradamente para atingir esse peso mais leve”, comenta Dinis Mota, diretor-geral da Plastipak Brasil.
Segundo Mota, a Plastipak deu apoio técnico à Hélios durante o desenvolvimento da estrutura e do desenho do novo recipiente, fundamentais para a obtenção da resistência adequada e de um bom desempenho. A adoção do novo formato implicou também mudanças na tampa e adaptação do processo fabril. Além da minimização de uso de matéria-prima, a instituição da preforma mais leve gerará economia de combustível durante o transporte.

COMENTÁRIOS