PICPlast completa 3 anos e trz resultados expressivos para cadeia de transformação do plástico

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Mais de 1.200 empresas brasileiras da transformação do plástico foram beneficiadas por ações de fomento ao desenvolvimento e à competitividade deste setor. Esse é o resultado de três anos de atividades do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), iniciativa da Braskem em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST).

Baseado em três pilares (aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, estímulo a exportações de transformados plásticos e promoção das vantagens do plástico), o PICPlast desenvolveu uma estrutura de atuação que hoje é referência para outras cadeias produtivas.

O fomento à competitividade e à inovação se dá por meio de capacitações em temas como gestão empresarial, sucessão familiar, inovação, custos e rentabilidade.  Nesses três anos, mais de 450 transformadores foram capacitados e mais de 150 empresas foram envolvidas em eventos para promoverem seus produtos em diferentes segmentos do mercado.

O PICPlast também firmou parceria com o Sebrae e este ano passou a oferecer um programa educacional e consultorias sobre desenvolvimento gerencial para estimular o crescimento das micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do plástico, envolvendo cerca de 100 empresas em oito estados.

Em três anos, também esteve nas principais feiras do setor plástico, como Feiplastic, Nordesteplast, Interplast, Plastech, e em eventos setoriais importantes para a cadeia do plástico, como a Agrishow, Concreteshow e FEICON.

No pilar de estímulo à exportação de transformados plásticos, mais de 300 empresas foram capacitadas no processo de exportação e foram investidos mais de R$ 100 milhões no programa de incentivo à exportação.

Vantagens do Plástico é o terceiro pilar das ações do PICPlast e consiste na valorização do plástico como uma solução sustentável para as necessidades da sociedade atual. Em três anos, mais de R$ 3 milhões foram investidos em ações voltadas para a promoção das vantagens do plástico, envolvendo divulgação de estudos técnicos, ações voltadas para reciclagem e também o Movimento Plástico Transforma. Para tanto, foi criado o Fundo Setorial, que recebe aportes financeiros dos produtores de resinas e da cadeia de transformação. Nesses três anos, mais de 300 empresas já aderiram e contribuem para o Fundo Setorial.

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