Empresa americana aposta em garrafa inclinada

rocker

Destilaria pequena do Colorado, nos Estados Unidos, a Rocker Spirits acaba de lançar bebidas como uísque, rum e vodca numa garrafa de vidro de figura intrigante. A embalagem exibe uma base retangular de altura irregular, em que o lado direito mais elevado faz o restante do conjunto, de contornos arredondados, inclinar-se para a esquerda.

O perfil torto não procura apenas chamar a atenção. Graças ao formato, a garrafa pode ser derrubada para a esquerda, o que ajudaria a verter o conteúdo. O lado maior da base serviria de contrapeso, dificultando que o recipiente tombe. Tal recurso alude ao nome da marca (“balançar” é uma das acepções de rock). “Não queríamos ser mais uma marca com garrafa quadrada”, diz Duston Evans, um dos fundadores da Rocker Spirits. “Sem uma embalagem singular eu nem entraria no negócio.”

A garrafa é feita de vidro flint superpremium pela Owens-Illinois. “O gargalo descentralizado e o acabamento aumentam a complexidade da fabricação, exigindo grande habilidade técnica”, diz a vidraria. O desenvolvimento do formato teve como inspiração uma lata de óleo lubrificante vendida nos Estados Unidos na década de 1930, também inclinável para facilitar o despejo do produto. É mais uma amostra da utilidade de ideias do passado para inovações nos dias de hoje.

 

Reportagem publicada na revista EmbalagemMarca 206, outubro de 2016

COMENTÁRIOS