Isso não é genial

14/10/2016

Destilaria britânica usa conceito de obra de arte para posicionar série limitada de uísque

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Em 1929, o belga René Magritte pintou La trahison des images (A traição das imagens, em português), quadro que viria a ser uma de suas obras mais conhecidas. Nele, a imagem de um cachimbo é acompanhada pela frase “Ceci n’est pas une pipe” (“Isto não é um cachimbo”). O quadro, que integra o movimento surrealista, desafia a percepção de realidade das pessoas, e suscitou inúmeras discussões acadêmicas que provavelmente ajudaram a fazer a sua fama.

La trahison des images, de René Magritte

La trahison des images, de René Magritte

No segundo semestre de 2015, a destilaria britânica Compass Box Whisky Co. lançou uma série limitada de um blend especial com a inusitada marca This is not a luxury whisky (Isto não é um uísque de luxo), que aludia à obra de Magritte. À época do lançamento, a empresa declarou que, seguindo ideia contida na provocação feita naquela pintura, queria avaliar como as pessoas reagiriam à colocação de uma bebida especial em uma embalagem claramente “não luxuosa”, e que, assim como em La trahison des images, negasse frontalmente o que se via. O objetivo era fazer com que os consumidores parassem para pensar no valor do conteúdo.

O projeto foi entregue à agência londrina Strangers & Strangers, especializada no design de embalagens para bebidas alcoólicas de alto valor. O resultado foi primoroso – simples, mas sofisticado. Uma garrafa âmbar de vidro, com o nome da destilaria em alto relevo, ganhou a aplicação da marca com uma caligrafia cuidadosamente desenhada em dourado, com um selo de papel sobre a rolha, em vez das tradicionais cápsulas. Equilibradas, bem distribuídas e bem posicionadas, as letras manuscritas aparecem também na caixa de papel cartão em que a garrafa vai inserida – aqui impressas em verniz UV, contrastando com a palavra “luxury” aplicada em hot stamping dourado.

Colocadas lado a lado, garrafa e embalagem secundária formam um elegante painel, em que a curiosa marca se destaca. O paradoxo do nome do uísque fica evidente diante da embalagem e de outros sinais de posicionamento, como o preço da bebida. As garrafas da série limitada de This is not a luxury whisky foram todas comercializadas, por cerca de 125 libras (aproximadamente 540 reais) cada. Isso não é um projeto genial.

 

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Reportagem publicada na revista EmbalagemMarca 205, setembro de 2016

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