Papel autoadesivo resistente a umidade

O papel RU (resistente a umidade) é bastante utilizado, no Brasil, pela indústria de bebidas, em rótulos pré-cortados aplicados com cola fria. Um tratamento químico especial, feito já no preparo da massa, protege o substrato quando exposto a ambientes úmidos, permitindo a produção de rótulos adequados para embalagens que podem ser colocadas em baldes de gelo, ou mesmo naquelas expostas em geladeiras.

Um dos principais mercados para esse tipo de papel é o de cervejas, onde há anos é utilizado em rótulos e gargalheiras que, pelos grandes volumes envolvidos, tradicionalmente são impressos em impressoras offset planas ou em rotogravura, em máquinas de banda larga.

Mas as características desse mercado mudaram com o surgimento das marcas premium e das cervejas artesanais, abrindo oportunidades para a conversão em flexografia, em máquinas de banda estreita, onde as tiragens menores tornam-se economicamente mais vantajosas.

O espaço vem sendo ocupado por substratos fílmicos, como o BOPP. Mas uma novidade pode alterar esse cenário. Recentemente, a Protack, fabricante de laminados autoadesivos situada em São Paulo, divulgou estar apta a fornecer papéis autoadesivos resistentes a umidade, inclusive metalizados (estes imunes à oxidação que pode ocorrer nos rótulos de BOPP).

COMENTÁRIOS