Abihpec e Receita Federal firmam convênio para combate à pirataria

Karen Yonamine e João Carlos Basilio

Karen Yonamine e João Carlos Basilio

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e a Alfândega da Receita Federal de São Paulo firmaram hoje convênio para busca, apreensão e destruição de produtos ilícitos do segmento.

Recentemente duas operações de apreensão de produtos falsificados e contrabandeados resultaram na destruição de mais de 12 toneladas de cosméticos e perfumes apreendidos no comércio ilegal na cidade de São Paulo. Somente estes volumes correspondem a um prejuízo de mais de 2 milhões de reais em produtos.

“O setor é dos mais atingidos por falsificação e contrabando”, afirma João Carlos Basilio, presidente executivo da Abihpec. “Estamos investindo recursos para que os itens apreendidos pela Receita Federal sejam continuamente destruídos. Além dos prejuízos para a economia do setor, estamos preocupados em alertar o consumidor e o próprio varejista sobre os malefícios que os produtos ilícitos podem causar à saúde da população”,

Com a assinatura do convênio, a ABIHPEC e a Receita Federal pretendem realizar cinco ações de apreensão e destruição até o final do ano. “Esta iniciativa irá garantir o descarte correto, respeitando as legislações de meio ambiente e a gestão sustentável das mercadorias apreendidas” disse Karen Yonamine inspetora-chefe adjunta Alfândega da Receita Federal de São Paulo.

COMENTÁRIOS